CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado e doutorado seguem com inscrições até 22 de janeiro

Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste oferece 35 vagas para alunos regulares por meio de processo seletivo; 10 são para Jaú


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Mestrado e doutorado seguem com inscrições até 22 de janeiro
Pela primeira vez, campus da Unoeste em Jaú oferecerá Mestrado e Doutorado

Termina no próximo dia 22 de janeiro o prazo para alunos regulares interessados em participar dos processos seletivos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unoeste. No total, são 35 vagas ofertadas, sendo 24 para o mestrado e 11 no doutorado. A novidade é que das 35 vagas, 10 estão direcionadas para o campus de Jaú e as demais em Presidente Prudente.

A coordenadora do programa Dra. Camélia Santina Murgo conta que as 10 vagas para Jaú são de mestrado e doutorado. Passado o período mais agudo da pandemia do coronavírus, o processo voltará a ser presencial. A seleção do mestrado compreende três etapas: prova escrita, apresentação do pré-projeto e prova de línguas. A seleção do doutorado está programada em duas etapas: a do projeto e a do idioma. 

A oferta em dois campi foi anunciada no ano passado, quando a Unoeste completou seus 50 anos e garantiu conceito 5 no programa em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação. A doutoranda Andressa Pereira de Souza é um exemplo claro de que o programa proporciona excelente qualificação.

Com a sua trajetória acadêmica construída na Unoeste, desde a graduação em psicologia, Andressa se prepara para a carreira acadêmica. Dedicação integral, qualidade da pesquisa e dissertação, e o fato de antecipar publicações em artigos científicos levaram a banca de qualificação do mestrado a tomar a decisão de promovê-la direto para o doutorado, com a proposta de complementação da pesquisa.

Os estudos da doutoranda são voltados à promoção de autoeficácia e ao período de desenvolvimento humano denominado Adultez Emergente (AE), que ocorre entre a adolescência e a idade adulta jovem (de 18 a 29 anos). Uma fase distinta de desenvolvimento humano, caracterizada por postergar compromissos adultos na busca da experimentação de possibilidades pessoal e profissional.

O histórico de vida de Andressa, sua formação profissional como psicóloga e os estudos no mestrado e doutorado tiveram os primeiros passos no ensino médio, na escola pública estadual Francisco Pessoa, no conjunto habitacional Ana Jacinta, onde nasceu e vive até hoje em Prudente. Foi no projeto de orientação profissional e carreira do curso de Psicologia da Unoeste que se interessou pelo próprio curso.

Foram cinco anos de graduação sem pegar sequer um exame e plenamente inserida em iniciação científica que Andressa formou-se em 2018 e em 2019 já estava no mestrado que cursou durante 1 ano e meio de 2 anos previstos. Sua profissionalização foi com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a pós-graduação com bolsas da Capes. Ao ingressar no mestrado fez alguns cursos complementares.

Entre os cursos estiveram os de análise de dados estatísticos e de metodologia, incluindo um internacional a distância na universidade holandesa de Amsterdã.  Estimulada pelos estudos e pelo programa a doutoranda se tornou associada da Society for the Study of Emerging Adulthood (SSEA), com sede nos Estados Unidos. Andressa é o exemplo de como e quanto o PPGE da Unoeste abre portas para a vida e para o mundo na busca de uma carreira sólida. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem