CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professora vinculada à Unoeste é premiada em atuação nos EUA

Conquista com o uso de estratégias inovadoras de ensino pelo aplicativo TBL Active, criado na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Professora vinculada à Unoeste é premiada em atuação nos EUA
Dra. Ana Paula em aula na Central Washington University

 

Egressa do curso de Fisioterapia da Unoeste, a Dra. Ana Paula Coelho Figueira Freire possui notável história de sucesso. Conseguiu ser aprovada para mestrado e doutorado em universidade pública, a Unesp. Retornou para o seu curso de formação profissional como professora. Ingressou no corpo docente do mestrado em Ciências da Saúde. Aprovada em processo seletivo, é professora assistente no Departamento de Ciências da Saúde da Central Washington University, nos Estados Unidos; onde foi premiada em evento sobre uso de estratégias inovadoras de ensino, utilizando o aplicativo TBL Active, criado na Unoeste.

Está é mais uma experiência internacional em sua vida. Quando fazia doutorado, realizou estágio de pesquisa no Institute for Musculoskeletal Health associado a University of Sydney e ao Sydney Local Health District, sob a orientação do professor Dr. Mark Elkins. Interessada em vivências para contribuir com a evolução de sua carreira docente e de pesquisadora, através de mídia social soube de processo seletivo do qual participou, foi aprovada e está na universidade norte-americana desde janeiro do ano passado, com retorno previsto para agosto deste ano. “Tem sido uma experiência muito enriquecedora”, afirma.

Estratégias inovadoras 

“Estou tendo a oportunidade de vivenciar e apreender muito em um sistema educacional que é bem diferente do nosso. Estou trabalhando nos programas de Exercise Sciences e Clinical Physiology; e no programa de mestrado Integrative Human Physiology, conta a Dra. Ana Paula. Sobre a premiação Faculty Showcase for Innovative Teaching, conta que foi um evento promovido pela Central Washington University, no qual professores de todos os departamentos da universidade puderam apresentar estratégias de ensino considerada inovadoras e trocar experiências pedagógicas sobre os resultados destas ações. 

“No evento eu apresentei minhas experiências em classe usando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes e utilizando um aplicativo que foi criado por docentes e alunos da Unoeste, o TBL Active. Esta ferramenta facilita a aplicação da metodologia em sala de aula. A proposta foi considerada uma das três melhores do evento; o que foi muito gratificante”, explica. A criação do software ocorreu durante o mestrado de Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques, com a orientação da Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unoeste, que oferta mestrado e doutorado.

Caminhada vitoriosa 

A trajetória profissional vitoriosa da Dra. Ana Paula começou com a sua formação em 2011 na Unoeste. O mestrado e doutorado em fisioterapia na Unesp, na subárea da pneumologia, foram orientados pela Dra. Ercy Mara Cipulo Ramos e, respectivamente, com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também possui especializações em fisioterapia aplicada à pneumologia e docência do ensino superior. No ano passado, finalizou residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a supervisão do Dr. Rafael Zambelli Pinto.

Como professora do curso de Fisioterapia da Unoeste atua nas áreas de saúde coletiva, bioestatística e metodologia da pesquisa científica. Também é preceptora dos projetos de extensão Programa de Atendimento à População Tabagista Unoeste e Liga Acadêmica de Fisioterapia Baseada em Evidências. Possui experiência em pesquisa científica nas áreas de doença pulmonar obstrutiva crônica, tabagismo, Covid-19 e metodologia da pesquisa científica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem