Feira de Profissões encanta estudantes em Guarujá
Universidade recebeu alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas em dois dias de evento

Olhos curiosos, atentos e muitas perguntas sobre a profissão que desejam seguir. Assim, os estudantes do ensino médio passaram pela 1ª edição da Feira de Profissões promovida pela Unoeste no campus Guarujá, nos dias 6 e 7 de outubro. Cerca de 600 visitantes, entre eles, alunos e professores de escolas públicas e privadas, conheceram os detalhes e novidades dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.
Após desembarcarem de um ônibus da City Transportes especialmente adesivado para a ocasião, os alunos foram recebidos com kits e convidados a fazerem uma foto de boas-vindas. Em cada um dos estantes, grupos de adolescentes se juntaram para conversar com os universitários da Unoeste e tirar dúvidas sobre os cursos.
Já com o ensino médio concluído e em dúvida sobre qual faculdade escolher, Maria Eduarda Santos, 18 anos, se inscreveu com os amigos para participar da Feira de Profissões. Ela ficou animada em conhecer a estrutura da Unoeste, principalmente, a Sala Betha e os laboratórios de Medicina e Biomedicina.
“Participei da oficina na sala que mostra como são os nossos órgãos. Eu adorei a Unoeste e tenho vontade de estudar aqui. Se puder, quero voltar com mais calma para conhecer o que não deu tempo de ver”, disse.
Visita internacional
Aluno do terceiro termo do curso de Medicina da Unoeste, Leonardo Lin Chen foi convocado às pressas para a Feira de Profissões. Descendente de taiwaneses, ele foi o responsável por apresentar a universidade para um aluno do Colégio Alfa que, coincidentemente, veio de Taiwan para estudar em Guarujá e não fala português.
“Todo fim de ano, eu vou a Taiwan visitar os meus avós. Mostrar a faculdade para o Chan foi como se estivesse conversando com um amigo. Ele tinha o sonho de conhecer o Brasil e veio sozinho, com apenas 16 anos. É muito corajoso”.
Professores elogiam estrutura da Unoeste
Os professores Jeniffer Brito Johansem e Marcos Roberto Diniz, da Etec Alberto Santos Dumont, trouxeram 28 alunos, com idades entre 15 a 40 anos, para a Feira de Profissões e aproveitaram para agendar a próxima visita.
“Nossos alunos ficaram muito à vontade aqui na Unoeste. Estamos impressionados com a estrutura e já marcamos de voltar para conhecer melhor a universidade”, disse Diniz.
Para o coordenador do setor Comercial e de Relacionamento da Unoeste, Cesar Rafael, a adesão das escolas da Baixada Santista à Feira de Profissões foi surpreendente.
“Os alunos vieram muito interessados e estavam encantados com o que oferecemos para eles. O serviço de orientação profissional foi muito procurado e teve um resultado muito bacana. Outra coisa importante foi abrir os braços para os professores, que se interessaram pela possibilidade de retornar à universidade participando das nossas visitas guiadas. Elas podem ser agendadas a qualquer período do ano, junto ao setor de relacionamento da Unoeste”, explicou.
Coordenador do curso de Medicina em Guarujá, Dr. Ronald Pallotta comemorou o fato de que esta é a primeira vez que o campus recebe o evento.
“82% dos jovens entre 18 e 24 anos não estão no ensino superior. A feira mostra que isso é uma possibilidade. Além do contato com as profissões, eles fizeram avaliação profissional. Além disso, 18% dos que estão na faculdade não concluem o curso. A possibilidade de ver os cursos e conversar com os universitários faz com que os jovens incrementem de forma correta e não se evadam se entrarem no curso certo”, disse Pallotta.
Novos cursos em Guarujá
Além do tradicional curso de Medicina, a partir de 2024, a Unoeste oferecerá novas graduações presenciais no campus de Guarujá: Administração, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia. Entre os cursos mais procurados pelos futuros universitários, Administração e Biomedicina tiveram alto número de inscrições para o vestibular já no primeiro dia de feira.
Outra novidade é o concurso de bolsas de até 80% off nas mensalidades durante todo o curso. A prova, que acontece no dia 26 de novembro, também recebe inscrições pelo site http://www.unoeste.br/u/7rxg.
Já os interessados no curso de Medicina, que possui bolsas de estudos dentro de programas como Mais Médicos, Prouni e Fies, podem se inscrever por este link: http://www.unoeste.br/u/t2uz.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste