CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Unoeste é representada no Forpred 2023 em Manaus


email facebook twitter whatsapp Linkedin

O Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo qual a Unoeste oferece mestrado e doutorado, esteve representado em dois importantes eventos simultâneos realizados este mês em Manaus. A professora Dra. Mônica Furkotter participou do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (Forpred) e do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fapae), em reunião nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). A doutoranda Andressa Pereira de Souza acompanhou a Dra. Mônica em diferentes atividades sediadas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus de Manaus. O doutorando Rafael dos Santos Reis teve participação on-line.

O encontro teve como temática “Caminhos para Amar-zonizar o Brasil: povos indígenas e educação”. A Dra. Mônica participou de várias atividades, tais como a mesa-redonda “A inteligência artificial generativa e os desafios para a pesquisa em educação” apresentada ao grupo de trabalho educação de jovens e adultos; sessões de conversa e sessões especiais: “Panorama das pesquisas em educação e os desafios para a área”; “A gente não faz só artigo, a gente faz diversão e arte - Conversa acerca da criação e da avaliação de produtos artístico-culturais nas/das/com as pesquisas em educação”; “Perspectivas para a pós-graduação em educação no Brasil: desafios a enfrentar”; PNPG [Programa Nacional de Pós-graduação] 2024/2034: Qual o futuro da pós-graduação em educação?”; e “A publicação científica e a pós-graduação em educação”. 

Apresentação de trabalho 

Andressa conta que acompanhou a Dra. Mônica em algumas sessões especiais, mesas-redondas e apresentações de grupo de trabalho. Exemplo: na mesa-redonda “A inteligência artificial generativa e os desafios para a pesquisa em educação”, bem como sessões especiais relacionadas a perspectivas da pós-graduação em educação, desafios para a área e apresentações de trabalho dos grupos de trabalho GT11 – Grupo de Trabalho Política e educação superior, GT-18 Educação de jovens e adultos, e GT-20 Psicologia da Educação. Andressa apresentou o trabalho “Adaptação Acadêmica em Universitários Brasileiros: Análises a partir de variáveis sociodemográficas” ao GT-20 Psicologia da Educação.

A Unoeste tem participado das ações da ANPEd. Em abril deste a coordenadora do programa de mestrado e doutora do em Educação, Dra. Camélia Santina Murgo, participou do Seminário Internacional que ocorreu Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp); realização com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).  “A apresentação de trabalhos durante a reunião da Anped fomenta debates para a formulação de propostas e possibilidades de atuação para o campo educacional, bem como, fornece a oportunidade de divulgação de pesquisas que ocorrem por todo território nacional, fomentando a qualificação e circulação de conhecimento na área educacional”, comentam a Dra. Mônica e Andressa.

Para além dos muros

Rafael fez a sua participação no dia 10, apresentado a pesquisa “Para além dos muros do preconceito: uma análise quanto ao processo de escolarização de pessoas soropositivas”, realizada com a orientação da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. A pesquisa tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa foi apresentada no Grupo de Trabalho 23 - Gênero, Sexualidade e Educação. 

O grupo teve como coordenadoras as Professoras Doutoras Maria Eulina Pessoa de Carvalho – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Eliane Rose Maio – Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Foram discutidas as questões de HIV, Aids e pessoas soropositivas na educação. “A pesquisa e os dados preliminares chamaram a atenção das pessoas presentes, possibilitando acalorado debate, devido à escassez de pesquisas sobre o tema na área da educação, implicando na potencialização da produção e políticas que envolvem a área da educação, sobretudo, as discussões que giram em torno da diversidade, inclusão e das diferenças”, conta o doutorando

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem