Unoeste participa de Congresso Brasileiro de AVC
O 14ª Congresso Brasileiro de AVC realizado recentemente em Curitiba (PR) contou com a participação de alunos e professores do curso de Fisioterapia da Unoeste. No evento foram abordados toda a Linha de Cuidados do AVC, desde atenção primária, pré-hospitalar, atendimento hospitalar, prevenção secundária e até a reabilitação. O destaque foi para a atuação da equipe multiprofissional de atendimento ao AVC junto ao time de reabilitação. Ainda no evento palestras abordaram outros temas importantes, a exemplo das terapias emergentes como robótica e inovação tecnológica.
Representantes da universidade no evento, as alunas Heloisa Reverte e Vitória Carvalho do 10º termo de Fisioterapia compartilharam a experiência vivida por elas. “Participar de um congresso fora do ambiente acadêmico é uma experiência extremamente enriquecedora que proporciona uma valiosa oportunidade de interagir com renomados profissionais no campo da fisioterapia, além de abordar o assunto do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que é o Acidente Vascular Cerebral. Acreditamos que, durante a jornada universitária, os estudantes deveriam vivenciar esse evento pelo menos uma vez, mesmo que apenas como ouvintes”, pontuaram.
Ainda para as acadêmicas, até mesmo a preparação para o congresso foi uma oportunidade de muito aprendizado. “Desde a elaboração dos resumos até a aprovação e participação no congresso, tudo isso já nos capacita para o futuro. Destacamos também o apoio da nossa professora Natália Zamberlan. Sem ela não teríamos conseguido elaborar com tanta eficiência os resumos que foram aprovados, fora que ela também nos acompanhou durante todo o evento. Nesses quatro dias tivemos a oportunidade de enriquecer nossos horizontes acadêmicos e profissionais, já que as palestras ressaltaram a relevância do trabalho multiprofissional”.
Para a professora Natália Zamberlan, a participação no congresso também é enriquecedora aos professores que detém conhecimento. “Como membros ativos da comunidade acadêmica, reconhecemos a importância de eventos científicos para a atualização do conhecimento, a troca de experiências e o estímulo à produção científica. O congresso ofereceu uma plataforma abrangente para a disseminação de pesquisas e avanços na área, reunindo profissionais da saúde, pesquisadores e acadêmicos interessados no tema. A possibilidade de apresentar nossos resumos científicos foi uma oportunidade valiosa para compartilhar nossos estudos e trocar experiências com outros profissionais e pesquisadores renomados”.
A docente destaca a importância da experiência para alunos e docentes. “Como professores, encontramos no congresso um espaço privilegiado para aprimorar nosso conhecimento, estar por dentro dos avanços científicos mais recentes e interagir com profissionais experientes. Participar de palestras, mesas-redondas e workshops ministrados por especialistas foi uma oportunidade ímpar de atualização profissional. Já para os estudantes, essa experiência foi extremamente proveitosa e estimulante. A apresentação de resumos científicos proporcionou um enriquecimento acadêmico e profissional significativo, além de destacar a instituição como uma referência na área. A oportunidade de interagir com outros estudantes, trocar ideias e receber feedback de outros pesquisadores fomentou a criação de networking e aprimorou suas habilidades de comunicação”.
Trabalhos Apresentados
Os trabalhos da Unoeste apresentados no congresso e que tiveram envolvimento de alunos, uma egressa e professores foram os seguintes: “Impacto da Realidade Virtual na recuperação da habilidade manual em adultos pós-acidente vascular cerebral”, de autoria de Heloísa Rocha Reverte Siqueira Ribeiro, Maria Vitória da Silva Carvalho, Larissa Araújo da Silva, Ibís Ariana Peña de Moraes, Maria Helena Santos Tezza, Verônica Fernandes Ferreira, Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Maria Tereza Artero Prado, Natalia Zamberlan Ferreira.
“Influência da realidade virtual na força muscular e velocidade de movimento de membros superiores em indivíduos com hemiparesia”, desenvolvido por Maria Vitória da Silva Carvalho, Heloísa Rocha Reverte Siqueira Ribeiro, Larissa Araújo da Silva, Maria Helena Santos Tezza, Verônica Fernandes Ferreira, Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Maria Tereza Artero Prado, Natalia Zamberlan Ferreira.
E “Análise do controle motor de membro superior não comprometido em indivíduos com hemiparesia submetidos a uma tarefa de realidade virtual”, por Verônica Fernandes Ferreira, Heloísa Rocha Reverte Siqueira Ribeiro, Maria Vitória Da Silva Carvalho, Deborah Cristina G. Luiz Fernani, Maria Tereza Artero Prado Dantas, Larissa Araújo da Silva, Maria Helena Santos Tezza, Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Íbis Ariana Peãn de Moraes, Natália Zamberlan Ferreira.