CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

EAD Unoeste obtém conceito 5 em recredenciamento no MEC

Alcance da pontuação máxima reafirma qualidade do ensino, capacidade da gestão e excelente infraestrutura


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni EAD Unoeste obtém conceito 5 em recredenciamento no MEC
EAD Unoeste apresenta alguns diferenciais e um deles é a oferta de aula ao vivo, transmitida em tempo real

O EAD Unoeste obtém seu recredenciamento no Ministério da Educação (MEC) com a obtenção do conceito 5, que é a pontuação máxima. Fato comemorado pela universidade e, especialmente, no Núcleo de Educação a Distância (Nead) por meio do qual são ofertados 30 cursos de graduação e 53 de pós-graduação em nível de especialização, além de cursos de extensão e de aperfeiçoamento. Uma conquista que contempla alunos e egressos com o “peso” do diploma de uma instituição que tem nessa modalidade de ensino superior a mesma qualidade do presencial há mais de 50 anos, reafirmada em avaliação do órgão máximo da educação brasileira.

O processo de recredenciamento teve início no começo do ano passado com o preenchimento de formulário eletrônico. Inicialmente, o ministério tinha marcado a avaliação para 14 de setembro de 2022, sem saber que era feriado municipal pelo aniversário de Presidente Prudente. Então, dentro do cronograma de avaliações, a da Unoeste ficou para o período de 29 a 31 de março de 2023. Portanto, durante três dias as análises foram processadas em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional (conceito 5,0), desenvolvimento institucional (4,86), políticas acadêmicas (4,83), políticas de gestão (5,0) e infraestrutura (4,94).

Conquista por vários fatores

Os chamados conceitos contínuos têm essa variação na pontuação e são arredondados para cima no conceito fixo. Critérios que resultam no conceito 5. Falando em nome de toda a equipe do Nead, a diretora Sonia Sanae Sato, a coordenadora pedagógica Dayane Miralha de Carvalho Sano e o coordenador de tecnologia e produção de materiais Mário Augusto Pasoti, disseram que a conquista de uma série de fatores incluí o modelo acadêmico pedagógico de trabalhar com professores titulados mestre e doutores. O modelo apresenta alguns diferenciais e um deles é a oferta de aula ao vivo, transmitida em tempo real. Isso proporciona ao aluno trocar ideias e tirar dúvidas.

O suporte dado aos alunos do EAD Unoeste, além dos professores conectados, inicia mesmo antes da matrícula. Equipes dão todo suporte nas partes acadêmica e tecnológica. Assim sendo, os alunos são assistidos em todos os momentos, de tal forma que sempre estão amparados por alguém. Há o compromisso constante de acolhimento dos alunos. Em todo início de período letivo é realizada a semana de recepção, com a oferta de instruções gerais para que possa tirar o máximo de proveito de tudo que é disponibilizado, incluindo o ambiente virtual de aprendizagem Aprender; as metodologias que são aplicadas; e os serviços de suporte e de apoio.

Foto: Homéro Ferreira Parte da equipe do Nead, instalado no campus II da Unoeste, em Prudente
Parte da equipe do Nead, instalado no campus II da Unoeste, em Prudente

Comprometimento dos envolvidos

Os ingressantes são orientados sobre as possibilidades de extensão, de pesquisa e de intercâmbio; cujas informações vão sendo transmitidas sempre que surgem novas oportunidades. Como resultado das excelentes infraestruturas física e tecnológica, na qual a Unoeste investe muito, frequentemente são desenvolvidas atividades com os alunos, sejam elas curriculares ou extracurriculares. Quando ocorrem na sede em Prudente, com a participação presencial, são transmitidas para os demais alunos do curso ou cursos envolvidos.  As equipes do Nead atuam tão comprometidas com o ensino a distância que os alunos são permanentemente estimulados.

Ao comentarem sobre comprometimento, a manifestação é de reconhecimento e gratidão a todos que estiveram envolvidos no processo de recredenciamento, incluindo o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, os profissionais administrativo e técnico de diferentes departamentos, coordenadores, professores e alunos ouvidos na avaliação do MEC, que deram depoimentos maravilhosos, sustentados em fatos absolutamente reais. O primeiro dia foi de avaliação on-line e nos dois dias seguintes os avaliadores procederam a análise documental, na busca de evidências. O conceito do recredenciamento foi divulgado no começa desta semana.

Escolhas do EAD Unoeste

No histórico recente, dentre os muitos acontecimentos relevantes e que ratificam a qualidade do ensino estão as escolhas e convites ao EAD Unoeste para aberturas de polos no Japão e em Itapeva e Sorocaba, no interior paulista. Estes dois últimos estão entre os mais de 100 polos espalhados pelo Brasil; além dos campi da Unoeste em Prudente, Jaú e Guarujá. O polo japonês na cidade de Óta, na província de Gunna e a 80 Km de Tóquio, desde 2021 está instalado da Escola Paralelo que possui o status Gakkou Houjin  de estabelecimento de ensino privado com o  reconhecimento dos ministérios da educação brasileiro e japonês. A dona da escola é a paranaense Joana Faustino Ishii, professora formado no curso de Letras da Unoeste.

Pelo Instituto de Gestão e Cidadania (Igesc), mantido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sorocaba e Região, foi instalado o primeiro polo em 2021 na sub-sede de Itapeva e em 2022 o segundo na sede em Sorocaba. Pelo Igesc estiveram envolvidos a diretora Rute Bueno Caires e coordenador Flávio Vieira de Melo, que escolheram o EAD Unoeste, entre várias instituições que oferecem ensino a distância no Brasil, pela seriedade e qualidade do ensino. O presidente do sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logísticas, Paulo João Eustasia, agora pretende instalar polos do ensino a distância do EAD Unoeste em Fortaleza (CE) e Vitória (ES).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem