Enfermagem faz ação da saúde visual de escolares
Mutirão de aplicação de testes de acuidade visual atendeu 148 alunos da rede municipal de ensino de Sandovalina. Ação realizada sábado (6) pelo curso de Enfermagem da Unoeste em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Conforme o professor Eduardo Fuzetto Cazañas, do total de alunos, 26 foram triados com diminuição de acuidade visual e encaminhados para avaliação oftalmológica.
Os serviços foram prestados por 17 estudantes da Unoeste, organizados pelos colegas Bárbara Caroline Japeganga Bortoluzzi e Eduardo Gomes Tanaka, acompanhados e orientados pelos professores Eduardo e Pâmela Cacciari. Servidores da educação municipal acompanharam e auxiliaram. A Prefeitura fará a doação de óculos para o aluno ou alunos que precisarem usar.
Recentemente, o prefeito Marcos Mendes da Silva ´Paco` esteve na Unoeste com quem assinou convênio de cooperação técnica para a saúde visual do escolar e projeto de incentivo à leitura e letramento, junto ao pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, representando o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec, mantenedora da Unoeste) Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima.
Sandovalina tem duas escolas municipais. A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emeif) Maria José da Silva, conhecida como Creche Dona Fiinha, atende crianças de até 3 anos e 9 meses. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e Suplência Monteiro Lobato, atende da pré-escola em diante; com oferta de transporte para alunos que moram na zona rural.