Aluno da Medicina Veterinária realiza intercâmbio nos EUA
Após apresentar estudo em evento na Filadélfia, Thiago Hissashi Yabuta ingressou em estágio na Universidade da Carolina do Norte

A capacidade e competência pessoais, aliadas à qualidade do ensino ofertado no curso de Medicina Veterinária da Unoeste, levam o aluno Thiago Hissashi Yabuta a viver dois momentos extraordinários: a apresentação de estudo em forma de pôster no Poultry Science Association (PSA) Annual Meeting, um dos mais importantes evento da área de avicultura no mundo; e o estágio na Universidade da Carolina do Norte.
No pôster foi mostrada parte dos dados de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado com a orientação do professor Doutor Leonardo Henrique Zanetti. Thiago é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avicultura do Unoeste (Unoaves) e seu trabalho foi realizado no setor de Avicultura do Centro Zootécnico do campus 2, tendo como tema principal a qualidade microbiológica dos ovos de galinhas.
Estágio de seis meses
Conforme o orientador, o trabalho também envolve o aluno Yuri Augusto Fernandes Corazza. O objetivo é avaliar a qualidade externa e microbiológica de ovos colhidos sob diferentes tipos de materiais de ninho no sistema cage-free (aves criadas livres de gaiola). Os materiais utilizados foram maravalha nova, feno novo e maravalha reutilizada.
Ainda de acordo com o orientador, até o momento os resultados parciais mostram que manter os ninhos limpos e com materiais novos reduz a carga microbiológica. Após o evento na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, Thiago seguiu para a Universidade da Carolina do Norte, onde permanecerá até o começo de fevereiro do ano que vem. Está atuando no Departamento de Ciências Avícolas.
Família de Bastos
Sua atuação ocorre na área de nutrição e de análise de dados e tomadas de decisões. O interesse pela avicultura vem da família dona de granja em Bastos (SP), onde estudou na Escola São José. Inicialmente queria ser engenheiro agrônomo, mas mudou de ideia e escolheu a Unoeste por alguns motivos. Um deles: o de estar em Presidente Prudente (SP), a uma hora de distância da família.
Outro é o de ter conhecido estudantes e médicos veterinários formados pela Unoeste, que sempre falaram bem da universidade e do curso. Está no último ano e, por iniciativa própria, buscou o intercâmbio nos Estados Unidos enviando várias mensagens, por e-mail, para que tivesse a oportunidade de estágio. Já havia estado nos EUA anteriormente, disputando campeonato de ábaco (soroban), instrumento matemático.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste