Polo EAD Unoeste forma a primeira aluna brasileira no Japão
Mirian Kogake Ehara acaba de concluir o curso de Gestão de Recursos Humanos na Terra do Sol Nascente; inscrições para Educação a Distância seguem até dia 16 deste mês

A modalidade Educação a Distância (EAD) da Unoeste tem formado profissionais competentes para o mercado de trabalho em diversas áreas e locais Brasil afora. Mas, recentemente a universidade alcançou um feito importantíssimo para além do território nacional: formou sua primeira aluna no outro lado do mundo, no polo EAD do Japão, que fica na Escola Paralelo, na cidade de Óta, província de Gunma. Trata-se de Mirian Kogake Ehara, que acaba de obter o diploma no curso de Gestão de Recursos Humanos. “Realmente foi uma experiência e tanto, por vezes fantásticas e outras desafiadoras. Mas, recebi todo apoio necessário dos professores, das colegas do curso e também da diretora da escola, Joana Ishii Faustino”, disse em tom de gratidão a agora egressa da Unoeste na Terra do Sol Nascente.
Os estudos da Mirian tiveram início em agosto de 2021, quando o primeiro polo internacional do Núcleo de Educação a Distância (Nead) começou a funcionar na Escola Paralelo, por meio da parceria estabelecida. A egressa conta que conheceu a Unoeste lá, onde teve a oportunidade de concluir o ensino médio. E quando a universidade foi apresentada a ela, a egressa lembra que ficou encantada. “Eu não conhecia a Unoeste e quando me foi apresentada, mesmo virtualmente, logo fiquei interessada pela rica visão, missão e o compromisso que a universidade tem com a preservação ambiental. Isso me encantou muito”, destacou a paulistana, que cresceu na Grande São Paulo, região de Guarulhos, que tem um respeito imenso pelo meio ambiente.
“O que me fez cursar Gestão de Recursos Humanos foram as minhas próprias dores como ser humano e a importância do cuidado e respeito pela natureza em geral. Esta formação agrega muito na área holística em que atuo, o que me encanta muito porque uma complementa a outra”, revelou Mirian, que se mudou para o Japão aos 17 anos, depois de ter morado um tempo em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, e Ituiutaba, cidade que fica em Minas Gerais e onde nasceu sua primeira filha, a Luana, hoje com 29 anos. “Vim para o Japão ao reencontro dos meus pais e meu irmão que já estavam aqui. E entre idas e vindas, resolvi ficar definitivamente em 2008, quando retornei ao Japão e reencontrei o antigo amor. Desde então são 15 anos”, resumiu.
Sobre sua jornada acadêmica no polo da Unoeste em Óta, ela rasgou elogios quanto à metodologia empregada pela Unoeste na modalidade EAD. “Gostei muito da metodologia. De início, pensei que não iria conseguir, mas depois me adaptei bem com a plataforma e aí foi se tornando cada vez mais fácil. A oportunidade de rever os materiais e os vídeos é ótima. As aulas ao vivo com interação são muito ricas porque ficam mais humanizadas apesar de ser no formato digital. As dúvidas são sanadas na hora, isso nos traz um conforto. Recomendo a todos com muito prazer e confiança, pois esse investimento é transformador”.
Ela também enalteceu o trabalho dos professores. “São grandes mestres, atuaram com maestria na arte de ensinar. Cada um com o seu jeito especial. Eu honro a todos e agradeço por todos os ensinamentos. Se eu consegui chegar até aqui, não foi sozinha. Portanto, a minha conquista é deles também porque compreendo que sem eles nada disso seria possível”, emendou.
Agora o que a Mirian mais quer é poder colocar em prática tudo o que aprendeu nesses dois anos de formação, de preferência trabalhar como HeadHunter, ou seja, caça-talento, o que já é um de seus projetos pessoais. Inclusive, oportunidades a ela já estão surgindo. “Eu participei de um processo de recrutamento e seleção em uma empresa japonesa de transporte, que fica em Saitama-ken [na região de Kanto da ilha de Honshu], auxiliando e dando suporte aos estrangeiros que foram para a entrevista. O dono dessa empresa ficou muito satisfeito e feliz com o resultado, porque conseguimos encontrar um candidato perfeito para o cargo. Ele veio pessoalmente até a minha casa para me agradecer e me presentear em dinheiro. Pra mim foi uma surpresa maravilhosa”, contou entusiasmada, explicando que no Japão essa prática é conhecida por Orei, um costume bastante frequente em que japoneses oferecem um envelope com uma certa quantia em dinheiro em determinadas ocasiões sociais.
No Japão, Mirian é casada com um japonês natural de lá desde 2009, com quem teve seu segundo filho, o Takumi, de 14 anos.
Orgulho que atravessa fronteiras
A diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Sonia Sanae Sato, parabenizou a conquista da Mirian, que em suas palavras “sempre foi comprometida com os estudos e extremamente respeitosa com os professores e colegas de turma. Neste momento, ela é a primeira aluna formada pelo polo de EAD da Unoeste no Japão. Mas, nos próximos semestres teremos mais alunos de lá concluindo seus estudos”, disse, acrescentando que na modalidade EAD não há fronteiras para o estudo.
“Saber que a Unoeste está formando profissionais de lugares tão distantes do Brasil, no Japão, para alcançarem seus objetivos profissionais por meio da oferta de uma educação na modalidade a distância de excelência, é uma realização que gera um profundo sentimento de orgulho para todos que atuam na EAD da Unoeste. A EAD transcende fronteiras geográficas e culturais. Por isso, quando as pessoas escolhem programas de EAD de qualidade, como o da Unoeste, que possui nota máxima pelo MEC, elas podem adquirir e/ou aperfeiçoar suas competências e habilidades, além de avançar em suas carreiras em um mercado de trabalho em constante evolução”, destacou.
Por fim, tomando como exemplo o case da Mirian, que acaba de se formar no Japão, ela garantiu que as pessoas não precisam ter receio da Educação a Distância, já que a EAD “é uma modalidade de ensino extremamente eficaz, sobretudo nos dias atuais, em que a sociedade contemporânea tem demandado diversas mudanças nas formas tradicionais de educação e trabalho. Hoje em dia, as pessoas estão buscando maneiras mais flexíveis e acessíveis de aprender, ou seja, que se adaptem às suas necessidades, independentemente de suas localizações geográficas. As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no ambiente de trabalho, refletindo a necessidade de profissionais ágeis e versáteis, capazes de lidar com a constante evolução do mercado de trabalho”.
E completou: “Por isso, a EAD da Unoeste é de excelência. Seus cursos são atualizados e alinhados com as tendências mais recentes do mercado de trabalho. Os professores possuem sólida formação acadêmica e experiência relevante na área que lecionam e os materiais didáticos são de alta qualidade. A plataforma virtual de aprendizagem é acessível e colaborativa. Isso tudo significa que os cursos EAD da Unoeste preparam os alunos para enfrentarem os desafios, bem como aproveitarem as oportunidades do mundo profissional”, garantiu a diretora do Nead.
Faça agora EAD Unoeste!
Se interessou em fazer um curso EAD, mas ainda não conhece a qualidade dessa modalidade na Unoeste? Então se liga porque na universidade o ensino EAD permanece com as inscrições abertas até o dia 16 deste mês para os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Biomedicina (em Guarujá), Ciências Contábeis, Educação Física (bacharelado), Engenharia de Software, Pedagogia, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Design de Interiores, Superior de Tecnologia em Educação Financeira e Zootecnia.
A modalidade EAD na Unoeste leva a tradição de uma instituição que tem 50 anos de história e é a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, de acordo com a última avaliação divulgada pelo Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). São mais de 100 polos de apoio presencial espalhados por 19 estados, além desse internacional, no Japão, onde a Mirian acabou de se formar.
A Unoeste está oferecendo bolsas de até 50% OFF. O Vestibular EAD é gratuito e on-line. Além disso, o candidato pode ingressar por prova on-line, usando a nota do Enem, por transferência ou 2ª graduação. Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo no Brasil. Já para quem está no Japão, acesse este link. Consulte também todos os cursos disponíveis clicando aqui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste