CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa realizada na Unoeste é premiada em evento na Itália

Premiação ocorre no 53º Simpósio Internacional de Óleos Essenciais com o envolvimento de pesquisadores de vários países


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisa realizada na Unoeste é premiada em evento na Itália
Dra. Ana Cláudia Pacheco na apresentação do pôster, no evento europeu

 

O 53º Simpósio Internacional de Óleos Essenciais reuniu cerca de 200 pesquisadores para apresentar e discutir avanços da ciência na produção de óleos essenciais utilizados nos segmentos industriais de medicamentos fitoterápicos, alimentação e cosméticos. O ISEO 2023 foi organizado pela Università degli Studi di Messina, sediado no Teatro Trifiletti de Melazzo, de 13 a 16 deste mês, em Messina, na Itália. Instituição de 475 anos, com origem em 1548. A pesquisadora vinculada à Unoeste Dra. Ana Cláudia Pacheco participou com apresentação de pôster e foi premiada.

Participantes apresentaram resultados finais ou parciais de pesquisas, através de comunicações orais ou pôsteres que dentre os 80 tiveram 4 premiados, ou seja 5%. A certificação como Best Poster para a Dra. Ana Claúdia resultou da qualidade do trabalho apresentado em inglês e avaliado por uma comissão. Com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o estudo utiliza a técnica de elicitação in vivo para modificar a composição de terpenos em planta de alecrim e aumentar a produção de óleo essencial. 

Realizado anualmente na Europa pela Federação Internacional de Óleos Essenciais e Aroma Trades (IFEAT), desde 1969, o simpósio tem sido ambiente de compartilhamento, de obtenção de novos conhecimentos e de networking. A Dra. Ana Cláudia esteve com outros pesquisadores brasileiros, entre os quais o Dr. Cícero Deschamps, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba e que tem envolvimento com o projeto desenvolvido na Unoeste; Dr. Arie Fitzgerald Blank, da Universidade Federal de Sergipe (UFSE) em Aracajú; e Dr. José Magno Queiroz Luz, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. 

Dentre os contatos internacionais esteve o com a Dra. Éva Nemeth que atua na área de plantas medicinais aromáticas na Hungarian University of Agricultural and Life Sciences (MATE), a universidade húngara de agricultura e ciências da vida, em Budapeste.  O simpósio do ano que vem será na Hungria e a pesquisa apresentada na Itália pela Dra. Ana Cláudia teve parte dos resultados mostrados no Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, no ano passado em Porto Alegre, e no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), na Unoeste em Presidente Prudente. 

A pesquisa “Elicitação em Romarinus offinalis [nome científico do alecrim] visando incrementar a biossíntese de compostos bioativos de interesse industrial” inclui a concessão de bolsa de treinamento técnico do biólogo que faz mestrado em Agronomia na Unoeste, Mateus Modesto Bosisio. Na condição de responsável pela pesquisa realizada no Centro de Estudos em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop) e no Laboratório de Genética Molecular da Unoeste, a Dra. Ana Claúdia conta com o envolvimento do Dr. Tiago Benedito dos Santos, seu colega no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, que oferta mestrado e doutorado.

Em caráter interinstitucional, o estudo tem a colaboração do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e as participações de pesquisadores da Universidade Paranaense (Unipar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pelo campus de Umuarama da Unipar os envolvimentos são da Dra. Hélida Magalhães e Dra. Silvia Hulse. Pela UFPR, além do Dr. Cícero Deshamps, a Dra. Alessandra Ferreira Ribas. Pelo IAC, a Dra. Eliane Gomes Fabri, com o fornecimento das mudas de alecrim e material genético de reconhecida procedência.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem