CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

Medicina participa da 1ª Corrida e Caminhada Rosa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Na manhã desse domingo (13), a Unoeste, por meio da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), marcou presença na 1ª Corrida e Caminhada Rosa, evento realizado no Parque do Povo pelo Hospital de Esperança de Presidente Prudente. A Famepp esteve representada por estudantes que fazem parte do projeto de extensão Acadêmicos da Alegria e da Liga de Ginecologia e Obstetrícia.

O evento faz parte da Campanha Outubro Rosa, que anualmente tenta despertar nas mulheres a consciência para a prevenção do câncer da mama. Com isso, além de incentivá-las à prática de atividade física, também serviu para reforçar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

Durante a Corrida e Caminhada Rosa, a Unoeste disponibilizou uma tenda aos participantes, oferecendo a eles serviços como a aferição de pressão arterial e teste de dextro, também conhecido como glicemia capilar, e que mede a concentração de glicose no sangue a partir de uma gota de sangue. Neste tipo de teste, o resultado é obtido em poucos segundos.

Os acadêmicos da Medicina também conversaram com os participantes sobre a importância de um estilo de vida saudável na prevenção de doenças. Eles foram acompanhados e supervisionados pela professora e enfermeira Mônica Rafaela da Gama Moreira. O médico mastologista que trabalha no Hospital de Esperança e é professor da Famepp, Dr. Rafael Sá, também passou pela tenda da Unoeste e falou sobre o envolvimento dos acadêmicos da Unoeste neste tipo de evento, sobretudo pelo seu objetivo.

“É muito importante a gente estimular sempre a prevenção primária do câncer de mama, seja por meio do esporte, da prática esportiva ou mesmo da caminhada aeróbica. É comprovado cientificamente que como prevenção primária as atividades físicas contribuem na redução das taxas de câncer de mama. E também as mulheres que já tiveram câncer de mama ou que estão em tratamento precisam ser estimuladas a fazer esporte, musculação que seja, pelo fato que reduz complicações e mortalidade devido aos benefícios que essas atividades proporcionam para o organismo”, ressaltou ele.

 

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem