Pedagogia Unoeste é contemplada com bolsas do Pibid
São 30 bolsas de iniciação à docência, distribuídas entre os cursos nas modalidades presencial e EAD; ação será realizada junto à Secretaria de Municipal de Educação (Seduc)

A Unoeste, por meio dos cursos de Pedagogia presencial e EAD foi novamente contemplada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); fato que fortalece seu compromisso com a formação de professores e o desenvolvimento da educação básica. Aprovada no novo edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a instituição dará continuidade ao projeto iniciado em 2018, que envolveu diversas licenciaturas e que desde 2020 também inclui a Educação a Distância.
A Dra. Danielle, coordenadora do projeto na Unoeste, destaca a importância do Pibid para a formação de futuros docentes. “Esse programa nasceu no Ministério da Educação (MEC) em 2010, com o principal objetivo de fortalecer a iniciação à docência e aperfeiçoar a formação dos professores. Desde então, o Pibid tem sido desenvolvido em várias instituições, e na Unoeste fomos contemplados pela primeira vez em 2018”.
Em 2020, a Unoeste obteve um novo edital, desta vez incluindo as licenciaturas EAD, o que foi um avanço significativo para a formação de docentes em diferentes modalidades, relembra a Dra. Danielle. "Foi uma experiência enriquecedora, com bolsas distribuídas entre os cursos de licenciatura. Além disso, tivemos a oportunidade de firmar convênios com a Rede de Educação Básica, especialmente com a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e outras cidades da região”.
Agora em 2024 a Unoeste inicia um novo ciclo do Pibid, com a oferta de cerca de 30 bolsas de iniciação à docência. "Organizamos dois subprojetos focados nas áreas de alfabetização e educação especial e inclusiva, o que vai ao encontro das demandas atuais da educação básica. Acreditamos que esse trabalho integrado fortalecerá ainda mais a formação dos nossos alunos e, consequentemente, a qualidade da educação na região".
Para ela, o momento é desafiador, no entanto, a Dra. Danielle enxerga no Pibid uma oportunidade para formar novos profissionais. "As bolsas oferecem um atrativo para que mais jovens busquem pela licenciatura em Pedagogia, e nossa intenção é criar mais oportunidades e argumentos para que eles vejam na docência uma carreira promissora".
A coordenadora destaca ainda o apoio institucional da Unoeste, envolvendo as pró-reitorias Administrativa, Acadêmica, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, além da direção da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) e a direção do Núcleo de Educação a Distância (Nead). "Nosso objetivo é atrelar a teoria à prática docente, proporcionando uma formação completa que abarque os aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional dos futuros professores”.
Relevância na docência
A diretora da Faclepp, Dra. Maria Helena Pereira, salienta que o programa de bolsas possui uma relevância oportunizando a iniciação à docência e aproximando as escolas da universidade. “Isso contribui para formação dos futuros professores. É válido também que a teoria aprendida na universidade é vivenciada na prática de forma dinâmica proporcionando aos bolsistas a busca e aprofundamento do conhecimento consolidado assim, melhor qualificação na formação docente”.
Ainda para a diretora da Faclepp a parceria com a Seduc é valiosa. “Ela garante aos estudantes a efetivação dos ensinamentos teóricos aprendidos na universidade com a prática vivenciada na dinâmica escolar. E todos os programas que os alunos tem a oportunidade de participar contribuirão de forma ímpar para sua formação docente”, pontua.
Caminho certo
Para a diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Sonia Sanae Sato, essa inserção demonstra a qualidade do curso e do corpo docente. "A participação dos nossos alunos no Pibid é uma prova de que estamos no caminho certo, formando futuros docentes que farão a diferença na educação brasileira. Estamos alinhados com a exigência dos programas nacionais, e isso se reflete na formação que oferecemos e que nossa equipe docente trabalha para garantir que os estudantes tenham todo o suporte necessário para participar desses programas de bolsa”.
Ainda para Sonia, essa experiência potencializa a prática para que os alunos apliquem conhecimentos adquiridos durante o curso. “Ela enriquece a formação dos futuros educadores, reforça a qualidade do curso de Pedagogia EAD da Unoeste, consolidando sua posição entre os mais preparados para formação profissional para o mercado de trabalho”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste