Escola de tempo integral é contemplada com horta
Uma de duas Escolas Municipais de Tempo Integral de Presidente Prudente (Emeipps) implantadas este ano, a Escola Professora Dra. Gilza Maria Zauhy Garms acaba de ser contemplada com horta escolar.
O primeiro plantio ocorreu na manhã desta quinta-feira (14) e foi feito por alunos de duas salas de 1º ano do ensino fundamental. As crianças plantaram mudas de alface crespa, beterraba e alface roxo.
Realização da parceria Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sabesp e Unoeste, por meio da graduação presencial, EAD e da Pós em Agronomia; e do programa Unoeste + Cultura, junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
A diretora Andreia Aparecida Pereira de Araújo André disse que o projeto foi bem recebido na escola e a produção de hortaliças será utilizada na alimentação escolar que, devido ao tempo integral, tem quatro refeições por dia para 208 alunos.
Os alunos estiveram acompanhados dos professores Alexandre Pereira e Stephanie Haracemio Cavalcante Pereira, juntamente com as agentes de organização escolar Josiane Felício Cirilo da Silva e Adriana Alves da Silva.
Parcerias representadas
Esteve presente pela Unoeste o professor Dr. Edgard Henrique Costa Silva que no projeto de hortas escolares atua em parceria com as professoras Dra. Camila Baptistão Zaniboni e Dra. Maria Albertina Monteiro Reis.
Também participou o professor Josué Pantaleão, responsável pelo programa Unoeste + Cultura; o responsável pela logística da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) Richard Nazaré e o aluno de Agronomia EAD, Felipe Baltazar da Rocha.
Pela Seduc, compareceu o técnico ambiental Frederico Gambardella de Moraes. Pela Sabesp a responsável por ações ambientais e mestranda em Meio Ambiente na Unoeste, Matilde Barga dos Santos Lopes acompanhada de Isabela Álvares.
Canteiros irrigados
São dois projetos cadastrados na Proext: “Horta na escola: cultivando saberes e sabores” e “Agricultura Sustentável – nutrindo conhecimentos”, sendo que o primeiro utiliza metodologia do segundo.
Para a instalação da horta a Unoeste ofereceu a preparação de sete canteiros com adubo orgânico e sistema de irrigação por cotejamento com temporizador para impedir perda de vazão, com meia hora de funcionamento a cada três horas.
A primeira horta escolar foi implantada na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, no jardim Morada do Sol, e na próxima terça-feira (19) terá o plantio de mudas de árvores frutíferas, pelo projeto Pomar na Escola.
Segurança alimentar
A inclusão de hortaliças e frutas na alimentação faz parte da promoção de saúde e segurança alimentar, com a recomendação da Organização Mundial de Saúde do consumo de 400 gramas por dia, por pessoa.
O Unoeste + Cultura ofereceu espaço instagramável (para fotos postadas em redes sociais) com as 17 marcas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), touca de Papai Noel e guloseimas.
A Sabesp expôs maquete com casas e ruas, caixa elevada de água e estações de tratamento de água e de esgoto; e distribuiu cartilha com conteúdo pedagógico sobre saneamento básico e papel semente de manjericão.