Apop participa de festival e monitora treinamento de atletas
Realizado pela Unipontal em parceria com a Semepp e Apan, Festival de Natação ‘Troféu Mariana Franklin’ mobilizou 35 atletas da associação que é patrocinada pela Unoeste

As águas da piscina de 50 metros do Complexo Aquático ‘Antônio Macca’, no Centro Olímpico de Presidente Prudente, ficaram agitadas na manhã do último sábado (24) com a realização do 1º Festival de Natação Unipontal “Troféu Mariana Franklin Ferreira Silva”. O evento, que homenageia em sua nomenclatura a saudosa atleta Mariana Franklin Ferreira Silva, que morreu em 2020 vítima da Covid-19, foi realizado pela União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e Associação Prudentina de Apoio à Natação (Apan). Dentre os participantes inscritos estavam 35 atletas da equipe Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop), que tem como uma das patrocinadoras a Unoeste que é grande apoiadora do paradesporto prudentino.
O principal objetivo dessa primeira edição do festival foi incentivar a prática da modalidade entre os municípios que integram a Unipontal, bem como favorecer a descoberta de novos talentos da natação. Por isso puderem participar atletas de ambos os sexos, de sete a 18 anos de idade, residentes nos municípios associados à Unipontal, independentemente de vínculo com instituições de ensino esportivo da pratica aquática, a exemplo de clubes, escolinhas, projetos sociais, etc.
A treinadora da equipe de natação paralímpica da Apop, Micheline Cardoso Pereira, egressa do curso de Educação Física da Unoeste, explicou porque a participação da associação no festival foi tão importante. “Serviu como monitoramento de treinamento, onde atletas puderam nadar as provas de 50 metros como forma de preparação para competições futuras, e a gente avaliá-los. Tivemos atletas que estrearam pela primeira vez num festival, e também a participação daqueles que já são top 3 no ranking brasileiro, a exemplo do Gabriel Pires convocado para seleção brasileira de jovens. Então foi um monitoramento importante para o primeiro evento do ano. Pode me mostrar que estamos no caminho certo na questão da periodização do treinamento”, destacou.
O festival contemplou com medalhas de participação todos os atletas que caíram na água. A exemplo do atleta Gabriel Pires, que por estar em constante destaque no cenário da natação, recebeu recentemente do Comitê Paralímpico Brasileiro o convite para participar da 1ª Fase de Treinamento de Jovens de Natação de 2024, realizado entre 22 e 27 de janeiro nas instalações do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. “O esporte pra mim é tudo porque desde pequeno estou envolvido e depois que eu encontrei a natação, cada dia que passa eu me sinto mais em casa. Fico muito feliz em estar representando a equipe [Apop/Semepp/Centro de Referência]. Sobre o festival, é muito bom ter uma primeira competição no ano, e sendo em casa é ainda melhor porque dá para começar o ano bem”, disse o atleta, enaltecendo ainda a parceria da Unoeste nessa temporada. “Essa parceria da Apop com a Unoeste vai sempre nos ajudar muito em vários aspectos. Eu espero que seja um excelente ano com bastante vitórias e conquistas”, completou.
Quem também gostou de participar desse primeiro desafio do ano foi a atleta Giovana Arrais. Grata, ela também falou que encontrou na natação motivos para ser cada vez mais disciplinada e responsável. Também agradeceu o apoio que a universidade tem dado à Apop. “Primeiramente eu gostaria de agradecer a Unoeste por essa oportunidade e dizer que por meio dessa parceria várias portas já foram abertas. Nesse festival vim para conseguir o meu melhor, conseguir fazer um bom tempo nessa tomada de tempo. E para esse ano eu espero que a gente possa crescer cada vez mais”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste