Aluno da Agronomia EAD implanta horta em escola
Em Estrela do Norte é implantada horta na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Padoin, por iniciativa do aluno Felipe Baltazar Rocha, do curso de Agronomia EAD semipresencial e com aulas práticas em campus da Unoeste em Presidente Prudente. O projeto social “Combatendo a fome por meio da agricultura sustentável” decorre de atividade da disciplina curricularizada de Ciências Humanas e Sociais, ministrada pela professora doutora Adriana Falco de Brito e tem a participação da aluna Lorrayne Maria da Silva Santana.
A articulação foi feita com o prefeito Dehon Aparecido Toso, a presidente do Fundo Social, Angela Maria da Silva Tozo, o diretor escolar Eder Pereira Barbosa, a supervisora Cleidemar Pereira Ortiz e a coordenadora pedagógica Glaucia Cristina Feitosa Martins Betim. A professora Cleidemar, que ministra aulas de Meio Ambiente para alunos do 5º ano (turmas A e B), é a supervisora do projeto que tem o apoio das professoras Dayane Honório de Souza Oliveira, Maria de Socorro de Lima Mendonça Gimenez e Márcia Batista dos Santos Bueno.
Multiplicação do projeto
Feitos os trâmites burocráticos, o autor do projeto selecionou o espaço, fez análise de solo caseira, providenciou o material orgânico e acatou a sugestão dos alunos da escola de plantar alface crespa. Duas vezes por semana, terça-feira e sexta-feira, Felipe mostra e explica para as crianças sobre o desenvolvimento das plantas em dois canteiros, cuja colheita está prevista para abril. Mas, o projeto vai além, com o estímulo para hortas caseiras, no sentido de multiplicar a ação social.
Os alunos também estão envolvidos em levar cascas de ovo para produção de adubo, óleo comestível usado e garrafas pets vazias para destinação correta, junto à Casa da Agricultura. Vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ODS), o projeto atende ao Objetivo 2, que é o da “Fome zero e agricultura sustentável”. Pelo que ficou combinado, 20% da produção será para o consumo da unidade escolar e 80% para famílias carentes.
Distribuição para famílias
A distribuição será pelo Fundo Social que faz entrega de cestas básicas às famílias em estado de vulnerabilidade. Bolsista Prouni – Programa Universidade para Todos, Felipe fez o ensino fundamental na mesma escola atendida pelo seu projeto. Fez o ensino médio na Escola Estadual Dr. Moacir Teixeira, ocasião em que realizou o primeiro experimento de horta escolar. Lorrayne, responsável por ensinar a produção de inseticida natural, é egressa do Colégio Agrícola.
Sobre a destinação de 80% da produção às famílias carentes foi formalizado acordo em papel timbrado da Unoeste, envolvendo Felipe e Lorrayne, assinado pelo prefeito Dehon; pela presidente do Fundo Social, Angela Maria; e pela coordenadora Pedagógica, Gláucia Cristina. Formalização intermediada pelo coordenador dos cursos de graduação em Agronomia presencial e a distância, que é também diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste, professor doutor Carlos Sérgio Tiritan.