Leia no Leito capacita mais de 250 alunos para voluntariado
Treinamento é proporcionado pelo curso de Psicologia e tem envolvimento de aluno do curso de Medicina

Em sua 5ª edição, o Projeto Leia no Leito tem 255 inscritos como voluntários e que passaram por treinamento de capacitação no final da tarde e começo da noite desta quarta-feira (24), no auditório Azaleia, no campus 2 da Unoeste. Realização conduzida pela coordenadora do curso de Psicologia, Dra. Regina Gioconda de Andrade, com as participações da aluna Fernanda Romano Filizzola e do aluno do curso de Medicina, Matheus Santiago Natal da Silva Pires.
Vinculado ao Programa Anjos da Unoeste, o projeto leva leitura para pacientes de pediatria e hemodiálise do Hospital Regional (HR) “Domingos Leonardo Cerávolo”, em Presidente Prudente. Os voluntários são dos cursos de Medicina, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia e Radiologia. A capacitação é para que levem mensagens positivas aos pacientes, através da contação de histórias.
Diferencial curricular
Leia no Leito é uma ação praticada voluntariamente em vários países, envolvendo alunos de cursos da área da saúde e cuja participação representa um diferencial nas construções dos seus currículos. O projeto tem também algumas outras propostas, como a de contribuir no acolhimento, no sentido de amenizar a dor e estimular os pacientes a aceitarem melhor a medicação para que haja evolução mais rápida do quadro clínico.
Os alunos inscritos como voluntários fizeram assinatura eletrônica da presença, com a carteira estudantil ou através da digital. Também eletronicamente, irão receber certificado com carga de 2 horas, as quais poderão creditar como horas complementares, seguindo critérios dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de seus respectivos cursos. O Projeto Leia no Leito é cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
“A capacitação superou nossas expectativas em termos do número de participantes. Houve demonstração de interesse significativa dos estudantes da saúde pelo projeto. E todos os cursos estavam representados. Sobre o conteúdo contamos um pouco da história do Programa Anjos da Unoeste e do Projeto Leia no Leito. Também falamos do que é ser voluntário, e como isso contribui com a formação pessoal e profissional. Sobre o contar histórias, foi apresentada simulação de situações com depoimentos dos voluntários e a partilha de experiências. Os alunos foram informados sobre as normas do hospital”, comenta a Dra. Regina Gioconda e diz que os novos voluntários devem começar a atuar a partir da segunda semana de maio.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste