Plataforma de metodologias ativas é apresentada na ILB 2025
Jornada Educacional da escola de governo do Senado Federal oferece conhecimento sobre ferramenta desenvolvida na Unoeste

A plataforma educativa Be Active, que reúne várias metodologias ativas em um só lugar, é apresentada na ILB 2025, a Jornada Educacional da escola de governo do Senado Federal, iniciada em 29 de setembro e concluída nesta sexta-feira (3).
Com o tema “A atuação das escolas de governo na melhoria da educação brasileira”, o evento proporcionou aos participantes quatro mesas-redondas e na primeira delas foi apresentada a ferramenta desenvolvida na Unoeste.
A temática “A Inteligência Artificial (AI) como apoio à formação docente” envolveu a Dra. Danielle do Nascimento dos Santos que fez a apresentação da plataforma durante a mesa-redonda com a participação do professor Leonardo Bandeira, da UniNorte.
O professor, que também atua no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), traçou o histórico e evolução da IA, com abordagem sobre algumas ferramentas de uso livre, entre as quais o ChatGPT.
Idealização e desenvolvimento
A Dra. Danielle discorreu sobre a Be Active, plataforma desenvolvida na Unoeste, idealizada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a partir de formações continuadas realizadas por professores da pós.
Uma é a própria Dra. Danielle. O outro é o Dr. Sidinei Souza Oliveira. Ambos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) que oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Em sua participação no evento do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a professora pesquisadora contou que a Be Active começou a ser desenvolvida em 2019 com a ideia de oferecer suporte educacional em todos os níveis e modalidades de ensino.
Uma ferramenta capaz de proporcionar o diagnóstico dos perfis de aprendizagem e também aplicar diferentes metodologias ativas. Após a apresentação do histórico, foram mostradas as funcionalidades do Be Active, em especial com o recurso da IA.
Otimização dos trabalhos
A Be Active tem uma interface de programação de aplicativos (API) que possibilita a otimização dos trabalhos de professores para formular questionários, elaborar atividades, estabelecer sequência didática, dentre outros recursos.
A Dra. Danielle mostrou como é trabalhada essa funcionalidade na prática e partir disso foi feita uma discussão sobre a importância de ter esses recursos disponibilizados em uma única plataforma, com elaboração de questionários, por exemplo, a partir do zero.
A Be Active com o apoio da IA permite fazer análise, verificar se as questões estão certas ou não, avaliar o rendimento do estudante pelos níveis de compreensão dos conteúdos de cada disciplina e seus componentes curriculares.
A Jornada Educacional IBL envolve integrantes das escolas dos poderes legislativos e institucionais de todo Brasil, como os casos do próprio Senado, Tribunais de Contas, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste