Webinar aborda necessidades do design
“Criando um espaço de bem-estar, você estimula o desenvolvimento total de quem utiliza este mesmo espaço”. A fala é da arquiteta e urbanista Miriam Gurgel, que abriu a programação do Webinar Penso Design Unoeste 2025, nesta quinta-feira (10). A ação promovida pelos cursos de Design foi realizada no Auditório Cerejeira, no bloco B1 do campus 2, em Presidente Prudente.
Miriam Gurgel, que vive na Austrália há mais de 20 anos, tem ampla atuação em projetos de interiores e é a autora de diversos livros que são referência na área. Arquiteta com aperfeiçoamento em cursos na Itália, Miriam atua nas áreas de arquitetura, design e design de interiores. Lecionou nos cursos de extensão da University of Western Australia (UWA) e nos de formação de designers de residências no Central Tafe, ambos em Perth.
“Existe a necessidade de colocar o homem como centro da arquitetura de interiores e do design de interiores. O projeto nasce das necessidades desse homem. Não se pode determinar um estilo no projeto e fazer com que este estilo prevaleça sobre a necessidade do cliente”, explica Miriam.
Também foram abordados no webinar o conforto ambiental e a sustentabilidade. Outro ponto destacado pela arquiteta foi o design multissensorial – aquele que ativa os sentidos. “Isso não é uma tendência, uma moda... É uma necessidade. Estimular quem vive no espaço promove o bem-estar físico e mental”, conta.
O Webinar Penso Design Unoeste 2025 tem foco na atualização e aprofundamento de conhecimentos nas áreas de Design de Interiores, Visual Merchandising, Cenografia e tendências contemporâneas do Design em geral. A programação continua nesta sexta-feira (11), com o arquiteto Felipe Sambinelli e a docente e a especialista em tendências visuais e comunicação estratégica Jacqueline Castro, a partir das 19h.
A proposta do webinar visa integrar ensino, pesquisa e extensão por meio da partilha de experiências e saberes em múltiplas áreas do design, com atenção especial à inovação, às demandas do mercado e às transformações sociais, culturais e tecnológicas que impactam o fazer criativo.
O Webinar também tem transmissão pelo Youtube e divulgação simultânea nas redes sociais institucionais.