CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudos feitos em Jaú são apresentados em congresso europeu

Eles são relacionados aspectos clínicos e genéticos sobre o câncer de mama em mulheres na pós-menopausa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudos feitos em Jaú são apresentados em congresso europeu
Dr. Cláudio Orsatti em apresentação no congresso

Estudos científicos sobre a saúde da mulher e o envelhecimento, realizados no campus da Unoeste em Jaú, foram apresentados no 15º Congresso Europeu sobre Menopausa e Andropausa, com o tema "Empoderando a Ciência e a Saúde".

Realizado desde 1998 pela Sociedade Europeia de Menopausa e Andropausa (EMAS), o evento ocorreu de 14 a 16 deste mês, no Centro de Conferências - também conhecido como Palácio de Congressos -  na cidade de Valência, na Espanha.

O evento é de excelência científica e inovação clínica sobre a saúde da mulher e do homem a partir da meia-idade, conforme a presidente da entidade, Angélica Lindén Hirschberg, da Suécia, e o presidente local da edição de 2025, Antônio Cano, da Espanha. 

Neste contexto, entre especialistas do mundo todo, é que a Unoeste esteve representada pelo professor e pesquisador Dr. Cláudio Lera Orsatti, que desenvolve suas atividades no campus da Jaú.

Clínicos e genéticos

Um dos dois estudos científicos apresentados foi o intitulado “Associação do Polimorfismo FokI do Receptor de Vitamina D (VDR) com Desfechos Clínicos em Mulheres Pós-Menopáusicas com Câncer de Mama”.

O outro estudo científico foi “Sobreviventes de Câncer de Mama na Pós-Menopausa: Influência do Tempo de Acompanhamento na Saúde Cardiometabólica”. 

Conforme Cláudio, as pesquisas investigam aspectos clínicos e genéticos relacionados ao câncer de mama em mulheres pós-menopáusicas, destacando a contribuição da Unoeste para a produção de conhecimento na área da saúde da mulher.

Apoio e parcerias

A participação no evento teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), reforçando a importância do fomento público à ciência e à internacionalização acadêmica.

Cláudio Orsatti aproveitou a viagem para visitar a Faculdade de Medicina da Universidade de Valência, onde iniciou contatos com os departamentos de Patologia e Bioquímica, com o intuito de estabelecer futuras parcerias científicas.

Também iniciou entendimentos sobre intercâmbios acadêmicos entre as instituições. “A iniciativa fortalece o compromisso da Unoeste com a excelência na pesquisa e com a formação de redes colaborativas internacionais”, afirma o professor pesquisador.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem