Mutirão de saúde oferece atendimentos gratuitos no Guarujá
Ação da Unoeste reuniu alunos e profissionais em um dia de serviços de saúde, assistência social, bem-estar e atividades para todas as idades

A Unoeste Guarujá realizou no último sábado (24), das 9h às 16h, a 4ª edição do Saúde e Comunidade, mutirão gratuito que promove atendimentos em saúde, assistência social, orientação jurídica e lazer à população da região, consolidando-se como uma das maiores ações de extensão universitária da instituição.
A ação foi realizada no bairro Enseada e atraiu centenas de pessoas ao longo do dia. Para facilitar o acesso da população, a Unoeste em parceria com a City Transportes disponibilizou transporte gratuito com saídas de diferentes regiões da cidade. Com horários de ida e volta ao longo do sábado, o serviço permitiu que moradores de várias comunidades pudessem participar com comodidade e segurança.
Além disso, mais de 30 serviços gratuitos foram ofertados, com a participação de estudantes e professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Psicologia da Unoeste Guarujá, além de parceiros públicos e privados. Entre os atendimentos estiveram aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, tipagem sanguínea, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, vacinação, corte de cabelo, avaliação odontológica e até cuidados veterinários.
Uma das novidades desta edição foi a oferta de exames ginecológicos dentro das instalações da universidade. “As mulheres que compareceram ao mutirão tiveram a oportunidade de realizar o exame preventivo, um serviço que ampliamos nesta edição pensando na saúde integral da mulher”, destacou a Dra. Marceli Rocha Leite, do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Unoeste Guarujá.
De acordo com a Dra. Marceli, a iniciativa não apenas reforça o compromisso da universidade com o bem-estar da população, como também proporciona aos alunos uma vivência prática essencial para sua formação. “Este é o nosso maior evento de extensão e reúne nossas ligas acadêmicas em atividades nas tendas. Além disso, é um momento de escuta, acolhimento e convivência com a comunidade”, afirmou.
Formação na prática
Para os estudantes, o mutirão também é uma chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Esse evento é muito importante para mim como futura fisioterapeuta. A gente já tem esse contato com o público, conversa, mostra o que é o nosso curso e oferece atendimento. Isso é perfeito para nossa formação”, comentou Samara de Brito Silvério, aluna do 3º termo de Fisioterapia.
Já Jaíne Ataíde de Abreu, do 2º termo de Medicina e integrante da Liga Acadêmica de Pediatria, relatou sua experiência na tenda infantil. “Realizamos a pesagem e medição das crianças e montamos uma dinâmica para ensinar sobre alimentação saudável. Um dos motivos que me fez escolher a Medicina foi esse: poder ter influência positiva na comunidade”, disse.
Apoio à comunidade
Além dos atendimentos em saúde, o evento também ofereceu atividades recreativas para as crianças, como brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce e gincanas. Houve ainda apresentações de dança e luta, além da distribuição de lanches, sucos e frutas à população.
Cristiane Soares de Faria, servidora pública federal, destacou o impacto da iniciativa. “A gente da população local está extremamente grata por esse evento. Minha mãe, que é idosa, vacinou, teve atividade para as crianças, atendimento para os cachorros. Espero que se repita o quanto antes. É muito importante para o bairro da Enseada e para todo o Guarujá”, afirmou.
O economista Cesar Barilli, de 38 anos, também participou. “Viemos conhecer o projeto, a universidade e os atendimentos. Aproveitamos a vacinação e ficamos impressionados com a estrutura e a organização”, disse.
Mobilização
A ação contou com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das Secretarias de Saúde, Esporte, Cultura e Meio Ambiente, além da City Transportes e empresas como Avelinos, Sorridents, Dati, Usaflex, Casa de Saúde, Gami, Betel, Arcontemp, Frutos da Terra, Taiti, GJ Metais, Comar Fábrica de Cordas e Artengi.
O evento Saúde e Comunidade integra o calendário de extensão da Unoeste, considerada a melhor universidade particular do Estado de São Paulo segundo o MEC, e reforça o papel social da instituição na formação cidadã de seus estudantes e no desenvolvimento regional.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste