CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

4º Congresso de Educação debate o futuro da área no Brasil

Com o tema “Educação no Brasil no próximo decênio: o novo PNE e os desafios da qualidade”, evento reuniu pesquisadores, educadores e comunidade acadêmica da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa 4º Congresso de Educação debate o futuro da área no Brasil
Dra. Malvina Tania Tuttman conduziu a conferência de abertura remotamente

Em tempos de intensas transformações sociais, políticas e tecnológicas, a educação brasileira passa por um momento-chave de reavaliação de suas diretrizes e metas. Mudanças que norteiam as discussões da 4ª edição do Congresso Internacional de Educação da Unoeste, que teve sua abertura realizada na noite desta terça-feira (24), no campus 2 da universidade, e apresentou o tema “Educação no Brasil no próximo decênio: o novo PNE e os desafios da qualidade”

Desde a sua primeira edição em 2015, o evento tem crescido em alcance e impacto, tornando-se referência nacional e internacional como espaço de diálogo, reflexão e intercâmbio de saberes entre educadores, estudantes, pesquisadores e gestores públicos. Neste ciclo, o congresso reafirma seu compromisso com o pensamento crítico, com a valorização da ciência e da docência, e com a busca de soluções para os desafios da educação brasileira.

A palestra de abertura foi conduzida, virtualmente, pela Dra. Malvina Tania Tuttman. “Gostaria de agradecer à equipe organizadora por compreender minha ausência física. Sofri uma fratura séria e precisei de cirurgia. Mesmo assim, estou aqui, porque acredito que encontros como este são fundamentais. O novo PNE é mais do que um plano — é uma convocação para todos nós, educadores, refletirmos sobre que país queremos construir”.

A professora emérita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) complementou com uma descrição carismática e sensível. “Estou no Rio de Janeiro, de casaco estampado, e aqui também faz um friozinho. Atrás de mim, há um autorretrato em preto e branco. Que possamos todos continuar a sonhar, sorrir e resistir — como diz aquela frase do cinema que sempre repetimos quando queremos manter a esperança”.

Crescimento e empenho coletivo

“A cada edição, o congresso nos desafia a pensar além da sala de aula e a entender a educação como um pilar estratégico de transformação social. É isso que reforçamos com este debate sobre o novo PNE”, afirmou a Dra. Camélia Santina Murgo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoeste.

Ainda durante a abertura, a professora Camélia também destacou o empenho coletivo da organização da noite, que teve apresentação cultural da banda Síntese. “É uma honra receber mestrandos, doutorandos e profissionais da educação neste congresso preparado com zelo e comprometimento. Agradeço à Dra. Malvina por abrilhantar a abertura com seu conhecimento e generosidade, bem como a todos os docentes, parceiros e equipe organizadora pelo empenho. Desejo uma jornada produtiva e enriquecedora a todos”.

Ao seu lado, a professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, vice-coordenadora do programa, lembrou a trajetória do congresso. “Este congresso nasceu em 2015, de uma linha de pesquisa, e cresceu com o apoio da comunidade acadêmica. Hoje, se consolida como um espaço internacional de excelência, com participações de pesquisadores do México, Espanha e Portugal. Fortalece a nossa produção científica e nossas ações na educação básica e na extensão”.

Foto: João Paulo Barbosa Doutoras Danielle e Camélia durante abertura do congresso
Doutoras Danielle e Camélia durante abertura do congresso

A longa jornada até Presidente Prudente

A participação da doutoranda Vanessa Costa Gonçalves é marcada por entusiasmo, dedicação e uma longa viagem. Estudante do doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ela veio a Presidente Prudente motivada pelo convite de sua orientadora, a professora Andréa Militão, que foi uma das palestrantes do evento. “Ela nos convidou a participar pela relevância científica do congresso e pelas discussões em torno do PNE. Estamos vivenciando esse movimento de implementação e debate, por isso é um tema extremamente pertinente para a educação atual”, destacou.

Vanessa também apresentou um trabalho aprovado, fruto de sua pesquisa de tese. Para ela, o congresso foi uma oportunidade de unir diversas motivações: aprofundar o debate acadêmico, valorizar o programa de pós-graduação e compartilhar experiências com outros pesquisadores. “Quis unir tudo: participar do evento, prestigiar os colegas do programa e integrar as discussões na área da educação, principalmente na pós-graduação”, afirmou.

Vinda de Cuiabá (MT), a doutoranda enfrentou um percurso de quase 24 horas para estar presente. “Saí de Cuiabá na tarde de segunda-feira (23) e dormimos em Campo Grande porque eu estava com pessoas idosas no carro e não podíamos seguir direto. Chegamos hoje à tarde [terça-feira]”, relatou. 

Natural de Presidente Prudente, ela também aproveitou para rever familiares e foi surpreendida pelo clima local: “Sou prudentina! Mas confesso que fiquei assustada com o frio. Saímos com 30 graus e chegamos com 10!”, comenta.

De aluno a organizador: trajetória inspiradora

Luiz Henrique Ramos Alves, doutorando da Unoeste, também tem um laço profundo com a instituição. Desde a graduação em Direito, sua jornada foi sendo moldada pelo interesse em metodologias de ensino. Hoje, integra a equipe de organização do evento. “A Unoeste é parte da minha história. Conheci minha orientadora no curso de Direito e, desde então, desenvolvi pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino jurídico. O mestrado me abriu novos caminhos e o doutorado me leva a aprofundar ainda mais esse estudo”.

Luiz reforçou a importância do congresso como espaço plural e acessível. “Temos palestras noturnas, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas. A estrutura é pensada para contemplar todas as linhas de pesquisa. É um evento que acolhe e instiga o pensamento crítico”.

Uma agenda que transforma

Com mais de 250 trabalhos científicos apresentados ao longo de sua história, o Congresso Internacional de Educação da Unoeste consolida-se como referência em inovação e qualidade na formação de educadores. A programação desta edição inclui:

- Palestras com especialistas nacionais e internacionais;

- Apresentações de artigos e relatos de experiência;

- Minicursos sobre metodologias ativas e práticas inclusivas;

- Espaços de diálogo entre graduação, pós-graduação e redes de ensino

A programação da 4ª edição do Congresso Internacional de Educação da Unoeste até quinta-feira (26) com atividades presenciais no campus 2 da universidade. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem