Artigo desenvolvido na Unoeste ganha ‘Oscar’ da Gastronomia
Produção científica da pós-graduação em Meio Ambiente e da graduação em Gastronomia é contemplada prêmio mundial de cultura gastronômica
O Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMadre) e o curso de Gastronomia da Unoeste fecham o ano com premiação internacional de tão grande expressão que é comparado ao Oscar do cinema.
Artigo extraído de estudos sobre a valorização de produtos regionais na gastronomia brasileira é reconhecido como Best in the world (o melhor do mundo) na categoria B-22 Press Free Book, do Gourmand World Cookbook Awards 2025.
O prêmio teve em sua 31ª edição 848 participantes de 180 países; e o envolvimento de 15 organizações internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Com o título “Ampliando o valor dos ingredientes regionais através da gastronomia: um impulso para o desenvolvimento local”, o artigo desenvolvido na Unoeste foi indicado ao prêmio, com a organização do evento tomando conhecimento através de publicação.
Conforme a explica a professora pesquisadora Dra. Maíra Rodrigues Uliana, o artigo não foi inscrito. Há nisso o entendimento de ser ainda maior o valor científico da produção, cujo prêmio foi recebido com surpresa.
Ponto de partida
A origem do envolvimento do PPGMadre e do curso de Gastronomia, que resultou na produção do artigo e na conquista do prêmio ocorreu há quatro anos, surgiu com a ideia levada para projetos de pesquisa sobre a utilização da batata-doce na gastronomia.
Produto que tem Presidente Prudente e região como principal polo de produção de batata-doce do estado de São Paulo, envolvendo cerca 180 produtores que abastecem o mercado brasileiro e exporta para alguns países.
Os projetos de pesquisa contemplaram questões relevantes como contribuição ao desenvolvimento regional e sustentável, buscando gerar benefícios para produtores da agricultura familiar que cultivam batata-doce.
Para melhor e mais profunda compreensão da utilização de produtos regionais brasileiros na gastronomia, pesquisas foram desenvolvidas com as orientações da Dra. Maíra, Dra. Alba Regina Azevedo Arana e Dr. Sérgio Marques da Costa.
Proposta com envolvimento do coordenador do curso de Gastronomia, Dr. Tchiago Inague Rodrigues. Pesquisas sobre uso de ingredientes regionais de outras regiões, durante os mestrados de Gabriel Matezati, Thalia Caroline da Costa e Mariane Sato.
Grande surpresa
A Dra. Maíra, em estudo de revisão sistemática dos conteúdos produzidos pelos então alunos de mestrado, produziu o artigo científico que foi submetido à publicação no ano passado; e acabou gerando a grande surpresa com a premiação internacional.
O artigo científico que resultou em tão expressiva premiação contou com a colaboração externa da professora da Rede Estadual de Ensino, mestre em Letras, Aline Faccioli, com a correção gramatical e diagramação do trabalho.
Neste contexto da produção científica está inserido o Grupo de Pesquisa Sustentabilidade e Segurança Alimentar no Pontal do Paranapanema (Susa), com foco em agricultura natural, meio ambiente e saúde.
Pontal é a região do extremo oeste paulista que abriga o maior número de assentamentos da reforma agrária no Brasil, com 117 assentamentos e mais de 6,3 mil famílias assentadas em mais de 143 mil hectares.
O que o grupo foca tem a ver com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pactuados por 193 países junto à ONU para erradicação da pobreza e da fome, promoção da saúde e bem-estar; dentre outros.
Selo e diploma
O prêmio recebido pelo PPPGMadre e Gastronomia da Unoeste, constituído de selo e diploma, tem o caráter de prestígio internacional e no bloco de cinco países o Brasil ficou em 1º lugar, na frente da Austrália, Canadá, França e Reino Unido.
Em outra categoria, a C01, que a representação da Unoeste foi indicada, o 1º lugar ficou com Portugal e os demais países foram Brasil, Canadá, Espanha e Tailândia. A premiação existe desde 1995, criada pelo empresário francês da gastronomia Edouard Cointreu.
O Gourmand Awards, do qual Edouard é presidente, premia os melhores livros de culinária e vinhos; produções impressas e digitais; e programas sobre gastronomia na televisão. A recente entrega dos prêmios deste ano foi em Riade, na Arábia Saudita.
“Entre instituições de todo o mundo, a Unoeste foi destacada no palco da Arábia Saudita pela excelência científica, pela inovação e pela valorização dos ingredientes regionais”, comenta a Dra. Maíra.
“Esta conquista reforça a qualidade do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e do curso de Gastronomia, assim como nosso compromisso com o desenvolvimento regional, territorial e humano, alinhado aos ODS”, pontua.
“Como autora e orientadora, fico honrada em ver este trabalho (que dialoga diretamente com ciência, cultura e território) alcançar reconhecimento mundial. A premiação celebra o esforço coletivo de alunos e pesquisadores e de todos que fortalecem a pesquisa institucional”, afirma.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste