Ação que envolve Unoeste obtém projeção em Manaus
A educação municipal de Manaus passa a utilizar recurso pedagógico na pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual; e educação especial de adultos. O que acontece em parceria que envolve a Unoeste.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou nesta terça-feira (9) kits de LEGO Braille Bricks para professores que trabalham com educação especial. A entrega o correu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério.
A parceria envolve a Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), que mantém o Projeto LEGO Braille Bricks; Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social.
Em Manaus, a iniciativa é coordenada pela Gerência de Educação Especial (GEE) e conta com 49 professores que atuam em salas de recursos multifuncionais, classes especiais e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) especial.
Grande repercussão
O LEGO Braille Bricks é composto por peças que representam o alfabeto Braille e trazem a letra ou número correspondente impresso. Dessa forma, o material se torna um recurso pedagógico inovador, capaz de estimular a aprendizagem e a inclusão.
A Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen tem desenvolvido e orientado a produção de pesquisas sobre esse recurso pedagógico e mantido intercâmbio acadêmico e científico com instituições brasileiras e de outros países.
A professora pesquisadora vinculada à Unoeste é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e coordenadora pedagógica do curso LEGO Braille Bricks. Quem atuou como tutora de 49 professores de Manaus foi Cintia Benites Fabel.
A entrega de kits da ferramenta pedagógica para ensino e acessibilidade foi noticiada o site da Prefeitura de Manaus. A notícia foi replicada em 14 mídias eletrônicas, entre as quais portais O Judiciário, Amazônia Sem Fronteiras e Mulher Amazônica.