CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biblioterapia une literatura e cuidado com a saúde mental


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriel Ferracini Biblioterapia une literatura e cuidado com a saúde mental
Biblioterapia proporciona bem-estar social para pacientes do Caps II

A Unoeste Jaú realizou mais uma edição da Biblioterapia, na terça-feira (23), iniciativa que abre o espaço da biblioteca da universidade para a comunidade e promove atividades voltadas ao bem-estar social. 

O projeto, realizado em parceria com o Caps II (Centro de Atenção Psicossocial), proporciona momentos de interação e acolhimento a cada 15 dias, sempre com experiências que unem cultura, aprendizado e cuidado com a saúde mental.

Nesta edição, os participantes puderam conhecer a escritora jauense Dulce Déia Ribeiro Domingos, autora de livros com poesias, contos e relatos de vida. Em sua fala, Dulce compartilhou como iniciou a escrita durante a pandemia, quando buscava ocupar o tempo em casa, e revelou que desde então escreve diariamente.

Durante a conversa, a autora ainda destacou a importância da literatura como forma de expressão e transformação pessoal.

Além da participação especial da escritora, três alunas do curso de Psicologia acompanharam o encontro. Após o bate-papo, elas conduziram uma dinâmica com os pacientes, utilizando palavras retiradas dos livros de Dulce para estimular a reflexão e criatividade.

“Para mim, é muito importante participar de atividades que são fora da sala de aula, na prática. Cada pessoa que está aqui tem uma história de vida diferente da outra, aprendemos muito com eles. É uma experiência enriquecedora”, comenta a aluna Érika das Neves Passomatto, do 4º termo de Psicologia. 

Para Sara Dias, assistente social do Caps II, iniciativas como a Biblioterapia são fundamentais, pois estimulam a socialização e fortalecem os vínculos entre os pacientes. “Eles [os pacientes] ficam emocionadíssimos de vir aqui, comentam que eles estão estudando na Unoeste, que estão aprendendo com os livros, poesias e isso é a forma deles expressarem aquilo que está dentro deles”. 

Sara comenta que atividades que envolvem a leitura contribuem para que cada participante consiga identificar e expressar melhor as emoções por meio das palavras. Ela acrescenta que o suporte oferecido pela equipe da Unoeste e pelas alunas de Psicologia torna a experiência ainda mais enriquecedora.

A Unoeste tem sido uma parceira incrível. Foi um sonho que começamos pensando juntos, visando o paciente, acho que nem eles tinham noção de como seria importante. Não tenho palavras para agradecer a universidade por esse trabalho”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem