CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Experiências conectam estudantes com o futuro profissional

Faculdades de Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas levam alunos do ensino médio a imersão no universo profissional 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Experiências conectam estudantes com o futuro profissional
Lígia Marins da Maceda, do 9º ano da Escola Estadual Celestina De Campos Toledo Teixeira

“Eu já tinha em mente que queria cursar Direito e agora tive ainda mais certeza. O que mais me encantou foi o Tribunal do Júri. Participei da atividade como acusação e adorei a experiência. Os alunos e professores foram muito atenciosos e explicaram de forma fácil, ajudando a gente a entender” – Lígia Marins da Maceda, do 9º ano da Escola Estadual Celestina De Campos Toledo Teixeira. 

“Sempre sonhei com Medicina Veterinária, mas também me interessei bastante pela Agronomia. A feira é bem legal, faz a gente conhecer lados dos cursos que não imaginava. Quero muito estudar na Unoeste” – comenta Kyony Eloisa Guaberto, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Clotilde Veiga de Barros, ela destacou a oportunidade de explorar novas áreas além da sua primeira opção de carreira. 

Já sua prima, Nicole Ricardo Guaberto, do 1º ano do ensino médio da Etec Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo, ressaltou a importância de vivenciar diferentes áreas. “É a segunda vez que venho e sempre descubro coisas novas. A área que mais me encantou foi Biomedicina, mas também aproveitamos para conhecer Gastronomia, que nunca tínhamos pensado em explorar. A feira abre a nossa mente”.

Uma porta aberta para o futuro

A Feira de Profissões da Unoeste é um dos eventos mais aguardados pelos jovens da região. Mais do que conhecer cursos, trata-se de vivenciar na prática o que significa estar numa universidade e descobrir possibilidades de carreira. Neste ano, os estandes das áreas de Ciências Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas, reuniram estandes interativos e oficinas práticas.

Agrárias: a terra, a tecnologia e a sustentabilidade

Nos cursos de Agrárias, os visitantes puderam entender como ciência e inovação caminham juntas no campo. Estudantes e professores mostraram projetos de pesquisa ligados à produção sustentável de alimentos, manejo de solos, proteção de recursos hídricos e uso de tecnologia no agronegócio.

Um dos pontos altos foi a exposição de drones agrícolas, que permitem mapear áreas de cultivo e aumentar a produtividade com menor impacto ambiental. Também chamaram atenção os experimentos sobre nutrição animal e técnicas de jardinagem, em que os jovens literalmente colocaram a mão na terra.

Ciências Sociais Aplicadas: gestão, inovação e impacto social

No espaço dedicado às Ciências Sociais Aplicadas, a feira trouxe atividades que simulavam situações do cotidiano profissional.

- No curso de Direito, alunos participaram de uma simulação de júri, onde puderam experimentar a oratória e os bastidores da Justiça.

- Na Business School Unoeste (BSU), os visitantes conheceram ferramentas de gestão empresarial, simulações de mercado e até participaram de dinâmicas de liderança.

Essas experiências ajudaram os participantes a perceber que as Ciências Sociais Aplicadas vão muito além de teoria: são caminhos para transformar negócios, comunidades e cidades.

Mais que feira: uma experiência de escolha

A Feira de Profissões da Unoeste é um espaço para tirar dúvidas sobre cursos, é um laboratório vivo de escolhas

Do outro lado da experiência, como monitor, o universitário Marcelo Nassif Filho, do 4º termo de Gastronomia, comemorou a chance de compartilhar a rotina acadêmica com os visitantes. “Está sendo incrível receber os alunos, mostrar nosso curso e tirar dúvidas. Muitos querem saber sobre a rotina e se realmente usamos essa roupa típica. É puxado, mas também muito divertido. A estrutura da Unoeste é de primeira linha”.

Para a aluna Yasmin Carvalho Bruzatti, acadêmica de Medicina Veterinária, a vivência como monitora tem sido transformadora. 

“Está sendo muito incrível, porque a gente percebe que os alunos pensam que Medicina Veterinária é só cuidar do bichinho. E quando chegam aqui e veem a prática, como a coleta de sangue, e ficam surpresos. É muito legal, porque eu lembro que, quando estava na escola, eu também vinha aqui, e foi decisivo para minha escolha. Eu já sabia que queria veterinária, mas foi nessa visita que confirmei a minha decisão”, relatou.

Foto: João Paulo Barbosa Yasmin Carvalho Bruzatti é acadêmica de Medicina Veterinária
Yasmin Carvalho Bruzatti é acadêmica de Medicina Veterinária

Sobre a estrutura oferecida pela Unoeste, Yasmin destacou a qualidade.
“É sem palavras. A aula prática é outra coisa, você aprende demais”, disse. Ela também comentou sobre as curiosidades mais comuns dos visitantes.

“A maior dúvida deles é até engraçada. Muitos perguntam o que fazemos quando um cachorrinho morre. Eles dizem: ‘eu tenho dó, quero ser veterinário, mas não sei se tenho cabeça para ver um animalzinho morrendo’. Já ouvi isso de várias pessoas”, completou.

Já o estudante de Administração Gustavo Savoldi Pereira, do 7º termo, ressaltou a relevância de atuar como monitor na feira.

“Tem sido bacana ver a Unoeste abrindo as portas para receber as escolas de Presidente Prudente e região. É muito interessante perceber o interesse dos alunos em participar das oficinas e, quem sabe, futuramente estar no nosso lugar como graduandos. A gente acredita que essa geração que está chegando pode ocupar esse espaço daqui a um tempo”, afirmou.

Gustavo também destacou a importância da busca pelo conhecimento desde cedo. Ele relembrou a própria participação na Feira de Profissões quando ainda estava no ensino médio.
“Eu participei uma vez da feira e fiquei chocado com a quantidade de cursos que a faculdade poderia oferecer para a cidade e para a região. Em termos de estrutura, fiquei impactado, porque é realmente gigantesca. Desde aquele dia coloquei dentro de mim que um dia iria estudar dentro da Unoeste. E hoje estou realizando esse sonho”, contou.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem