Workshop contempla formações inicial e continuada
O Workshop Be Active “Pibid Cultura Digital e Tecnologia na Educação e Educa Pontal” é voltado à formação de professores e à educação continuada na área educacional. A iniciativa reúne três programas: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Unoeste), o Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG) e o Programa Educação Pontal.
Tem ainda a interação com a Be Active, plataforma de desenvolvimento de práticas baseadas em metodologias ativas, criada na Unoeste e que proporciona variadas estratégias educacionais.
O Educa Pontal é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e que tem entre os parceiros a Diretoria de Ensino – Regional de Mirante do Paranapanema, no Pontal do Paranapanema que fica no extremo oeste paulista.
Conforme a coordenadora do Educa Pontal, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, a proposta foi fazer uma formação única e integrada com professores de escolas do Pontal e alunos do curso de Pedagogia semipresencial.
Em duas etapas
O workshop atende demandas de diagnóstico no Pontal e ocorre em duas etapas. A 1ª foi na noite da última sexta-feira (10) e a próxima será na sexta-feira (17) desta semana, também à noite. Ambas com palestras da doutoranda Vanessa dos Anjos Borges.
A aluna do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unoeste possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mestrado em Ciência da Computação.
No doutorado, a aluna desenvolve uma pesquisa vinculada ao Be Active, com bolsa do programa de educação. A iniciativa também conta com três professores da educação básica, bolsistas do Pibid, que atuam na supervisão dos alunos em formação inicial.
O primeiro tema abordado foi “Cultura Digital e Tecnologia na Educação”, seguido pelo segundo, voltado ao Be Active. As palestras foram realizadas por meio do Google Meet, em formato on-line, facilitando a participação de alunos do ensino semipresencial e de professores, sem a necessidade de deslocamento.
A iniciativa do workshop também valoriza, por meio do Pibid, professores bolsistas do programa por 24 meses, que atuam na supervisão de 24 alunos do curso de Pedagogia semipresencial.