CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste

Neuropsiquiatria do Desenvolvimento e Comportamento Infantil

Duração do curso
12 meses

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ!

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O Curso

Apresentação

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Neuropsiquiatria do Desenvolvimento e Comportamento Infantil, surge a partir de uma necessidade global em olhar o desenvolvimento da criança dentro de um contexto multidimensional em busca de melhores indicadores de saúde mental e desenvolvimento para as gerações futuras.

As alterações ocorridas nas últimas décadas na dinâmica do lar como por exemplo um decréscimo em relação ao número de filhos e atualmente muitos desses, filhos únicos, ou ainda o advento da internet e dos “smartphones”, tem gerado mudança disruptivas nos padrões de relacionamentos e interação social, com aumento significativo do diagnóstico de transtornos do desenvolvimento, como por exemplo o Autismo e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outros transtornos mentais.

Somando-se a isso, ainda tivemos o fator recente de confinamento global em função da pandemia pelo coronavírus que funcionou como importante agente estressor e isso pode ter levado a alterações comportamentais, à sintomas de ansiedade e também distúrbios do sono. Porém, o real impacto das medidas de isolamento social sobre a saúde mental das crianças e da população em geral ainda é desconhecido.

Além desses fatores, é importante mencionar sobre as conquistas das mulheres ao longo do tempo que vem transformando o lar e a sociedade, sem deixar de mencionar o aumento do desejo pelo cuidado do filho(a) pelo homem e dos novos padrões de família não mais baseado apenas na norma heterossexual. Dessa forma, justifica-se a criação do curso com a finalidade de suprir carências na formação de profissionais que possam realizar orientações e intervenções em relação ao desenvolvimento infantil de uma forma integrada, de acordo com o seu contexto biopsicossocial e em conjunto com as políticas públicas de proteção à criança e educação para a tolerância. Contribuindo dessa forma para a qualidade de vida que é um bom indicador do desenvolvimento social e econômico.

O curso de pós-graduação lato sensu será realizado por meio de atividades teóricas realizadas em ambiente online através de plataforma específica utilizada pela UNOESTE e atividades práticas presenciais para orientação sobre a saúde mental e do desenvolvimento e comportamento infantil. O curso é uma parceria com a empresa de Gestão e Consultoria em Saúde Gnosis e o estágio prático poderá ocorrer em parceria com outras instituições de educação e saúde reconhecidas no trabalho com a saúde mental e desenvolvimento da criança.

Objetivos

Geral: Capacitar os pós-graduandos em neuropsiquiatria do desenvolvimento e comportamento infantil.

Específicos: Capacitar o aluno para:


Reconhecer os estágios do desenvolvimento da criança;

Reconhecer atrasos do desenvolvimento e problemas de aprendizagem;

Reconhecer situações prejudiciais ao desenvolvimento mental da criança;

Elaborar planos de orientação interdisciplinar para um melhor desempenho familiar, cognitivo e social;

Educar para o futuro.




Ao final do curso espera-se que os mesmos apresentem as seguintes competências e habilidades:

1. Trabalho interdisciplinar;

2. Capacidade de orientação familiar e escolar sobre as principais etapas do desenvolvimento e comportamento neuropsiquiátrico e linguístico da criança;

3. Reconhecer e propor intervenção nos principais desvios do desenvolvimento.

4. Interesse nas políticas públicas de proteção à criança;

5. Interesse e formulação de propostas em saúde para a educação;

6. Interesse na educação para a tolerância.

Justificativa

A pós-graduação em Neuropsiquiatria do Desenvolvimento e Comportamento Infantil é um curso com foco na capacitação de profissionais da área da saúde e educação, trazendo abordagens multidimensionais para fortalecer questões como desenvolvimento, aprendizado e saúde mental da criança.

O cenário contemporâneo trouxe mudanças significativas nas dinâmicas sociais impulsionadas pelo crescimento da internet e das redes sociais. Essas transformações trouxeram desafios complexos para o desenvolvimento infantil, tornando crucial a presença de profissionais especializados. O aumento de diagnósticos de transtornos do desenvolvimento, como Autismo e TDAH, ressalta a necessidade premente de profissionais capacitados na área.

Acreditamos que a transformação começa com a educação e o conhecimento sólido. Ao ingressar em nosso curso de pósgraduação lato sensu, você faz parte de uma comunidade diversificada e dedicada de profissionais da saúde e educação. Aqui, compartilhamos histórias, conhecimento e aspirações, unidos por um objetivo em comum: impactar positivamente o desenvolvimento infantil.

Nossa pós-graduação lato sensu foi cuidadosamente projetada para oferecer uma experiência de aprendizado abrangente e flexível. A parte teórica é conduzida de forma online, por meio de uma plataforma de ensino utilizada pela renomada UNOESTE. Combinada a essa abordagem, as atividades práticas presenciais acontecem em São Paulo, a cada 2 meses, e fornecem orientações diretas sobre saúde mental e desenvolvimento infantil. Colaboramos em parceria com a empresa de Gestão e Consultoria em Saúde Gnosis, garantindo que o curso permaneça atualizado e focado nas necessidades reais do mercado.

Público-alvo

Profissionais com nível superior completo de qualquer área da saúde ou educação, que desenvolvam atividades voltadas para a infância.
  • Duração: 12 meses

Investimento


1 Matrícula R$1.530,00 + 13 Parcelas de R$1.530,00

Matrícula com bolsa de 50%: R$765,00

Bolsa:

1 - Ex-aluno Unoeste: bolsa de 15%; parcelas de R$1.300,50

2 - Quero bolsa (pela página da pós) 12% R$1.346,40

3 - Bolsas especiais para empresas conveniadas

Obs.: os itens 1, 2 e 3 não cumulativos.



Mais Informações


Profª. Dra. Marta Gonçalves Gimenez Baptista

Doutorado em Comunicação Humana e Saúde - Fonoaudióloga

http://lattes.cnpq.br/1551390964384411



Prof. M.e Nilton César Lima dos Santos

Mestrado em Medicina (Neurologia) - Neuropediatra

http://lattes.cnpq.br/6319523176256844



Profª. Dra. Adela Judith Stoppel de Gueller

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) - Psicóloga/Psicanalista Infantil

http://lattes.cnpq.br/1364527939812068



Profª. Dra. Heidi Haueisen Sander

Mestrado e Doutorado em Medicina (Neurologia) - Neurologista

http://lattes.cnpq.br/3391451102222140



Prof. Dr. Ricardo Abrantes do Amaral

Doutor em Psiquiatria - Psiquiatra

http://lattes.cnpq.br/0936038887039789



Prof. M.e Paulo Porto de Melo

Mestre em Ciências - Neurocirurgião

http://lattes.cnpq.br/7926901056039489



Profª . M.ª Cintia Testa José

Mestrado profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde - Pediatra

http://lattes.cnpq.br/4088544584299093



Prof. M.e Gilberto Bolivar Ferlin Filho

Mestre em Comunicação Humana e Saúde - Foniatra

http://lattes.cnpq.br/5730816511463567



Profª. Dra. Marília Franco e Silva Velano

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Psicóloga/Psicanalista

http://lattes.cnpq.br/2946882204480577



Profª. M.ª Talita Arruda Tavares

Mestrado em Departamento Escolar e Desenvolvimento Humano - Psicóloga/Psicanalista Infantil

http://lattes.cnpq.br/8525146787036891


Prof. M.e Nilton César Lima dos Santos, Médico Neurologista Infantil e Professor Mestre em Neurologia.

Disciplina 1: Neurobiologia do Desenvolvimento Infantil

Disciplina 2: Sono na Infância e Adolescência

Disciplina 3: Neurobiologia do Comportamento Infantil

Disciplina 4: Comunicação e Linguagem

Disciplina 5: Psicanálise e Infância

Disciplina 6: A Ciência da Aprendizagem

Disciplina 7: Alimentação na Infância

Disciplina 8: Família e a Infância

Disciplina 9: Transtornos do Desenvolvimento

Disciplina 10: Saúde Mental

Disciplina 11: A equipe interdisciplinar nas questões da infância


364h

- Cópia do diploma de Curso Superior;

- Cópia do diploma de Curso Superior (frente e verso);

- Histórico Escolar do Curso Superior (frente e verso);

- Cópia do RG (frente e verso);

- Cópia do CPF;

- Comprovante de Residência (atualizado);

- Currículo (quando solicitado);

- 1 foto 3X4 recente.

Obs.:

(1) para candidatos brasileiros, todas as cópias deverão ser autenticadas em cartório ou conter o carimbo de autenticação da secretaria de Pós-Graduação Lato-Sensu da UNOESTE;

(2) para candidatos estrangeiros, o diploma de graduação e o histórico escolar devem estar devidamente reconhecidos/autenticados pelo Consulado Geral do Brasil no país de origem;

(3) para candidatos estrangeiros, os documentos de identificação pessoal (R.G. e C.P.F.) podem ser substituídos pela cópia das páginas do passaporte contendo a fotografia e a identificação do portador.

(4) para os cursos específicos para determinada categoria é exigida cópia a carteira do Conselho de classe.

Mínimo de 20 alunos e máximo de 40 alunos.

Critério de seleção dos alunos e os pré-requisitos para ingresso no curso:

Após a efetivação da inscrição o aluno receberá o contato de um professor do curso que agendará uma entrevista e serão avaliados os seguintes aspectos a partir do Curriculum Vitae:

1. Currículo escolar desde o ensino fundamental ao superior - Peso de 0 a 3 pontos;

2. Período decorrido de atividade profissional - Peso de 0 a 1;

3. Atividades extra-curriculares - Peso de 0 a 1;

4. Atividades teóricas desde a graduação até o presente - Peso de 0 a 1;

5. Interesse nas questões da infância e família - Peso de 0 a 3;

6. Experiência profissional em equipe interdisciplinar - Peso de 0 a 1.

Teórica - Semanal: aulas teóricas online ao vivo às quartas-feiras e quintas-feiras das 19h15 às 22h15, além de atividades de mentoria semanal que correspondem a aproximadamente 20% da carga horária connect.

Práticas - Mensal: atividades de orientação prática às sextas-feiras e aos sábados, a cada 2 meses aproximadamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Aulas teóricas on line (síncronas) e práticas na cidade de São Paulo, SP.
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