CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Facopp pesquisam programa do Barbosa da Silveira

Apresentador do programa “Os Ouvintes Querem Ouvi-lo” há 35 anos, o jornalista e sociólogo, vira objeto de estudo de futuros jornalistas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos da Facopp pesquisam programa do Barbosa da Silveira
Objetivo do estudo é a longevidade do programa, que no último mês de abril, completou 35 anos no ar




Alunos do 8º termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Unoeste realizam Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o programa “Os Ouvintes Querem Ouvi-lo”, do sociólogo e jornalista Barbosa da Silveira, levado ao ar aos domingos das 11h30 às 12h30, pela Rádio Comercial de Presidente Prudente.

O objetivo desse estudo é a longevidade do programa, que no dia 16 de abril deste ano, completou 35 anos no ar, e também pelo apresentador que no mesmo dia completou 40 anos da coluna “Sociedade em Tópicos”, no jornal “O Imparcial”.

De acordo com o professor da disciplina de Radiojornalismo e orientador do TCC, Homéro Ferreira, é importante fazer um resgate histórico de um programa tão rico em experiências humanas como este. “Além disso, acrescenta lições de vida ao aluno e experiências de atuação profissional”.

Em fase de produção, o TCC é elaborado por Andréa Mori, Andréia Chaves, Selma Maciel e Bruno Furquim. O estudo do programa e do apresentador começou a ser desenvolvido em maio deste ano, e após o fichamento das obras literárias utilizadas na fundação metodológica, começou a ser efetivamente produzido no mês de agosto.

Para complementar a pesquisa, os futuros jornalistas têm acompanhado o programa apresentado por Barbosa da Silveira aos domingos, têm ouvido algumas das mais de mil personalidades entrevistadas pelo locutor, e também, o próprio Silveira já concedeu duas entrevistas aos acadêmicos. Além disso, junto à direção da emissora de rádio e com o auxílio de Nilton e Maurício Mescoloti, são coletadas entrevistas, trilhas, vinhetas, utilizadas pelo programa ao longo dos 35 anos.

Entre os depoimentos colhidos estão o do jornalista Geraldo Soller e da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unoeste, Dra. Zizi Trevizan, que destacam o caráter humanitário do programa, onde entrevistados falam sobre suas lições de vida.

“O trabalho já reúne depoimentos emocionantes e vários outros são buscados entre os profissionais das mais diferentes áreas. A conclusão do trabalho está prevista para o final de outubro e a defesa pública programada para novembro, em dia a ser definido”, completam os autores do trabalho.



Colaboração: Tayla Venturini – aluna do 6º termo de Comunicação Social/Jornalismo da Unoeste



Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem