Campanha de Vacinação tem participação de acadêmicos
Ação teve início hoje (25) e segue até o dia 13 de maio na UBS do bairro Brasil Novo


Teve início nesta segunda-feira (25) e segue até o dia 13 de maio a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2011. Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, que já desenvolvem trabalhos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasil Novo em Presidente Prudente, organizaram uma semana especial para a população do local esta semana.
De acordo com a professora do curso de Enfermagem e uma das responsáveis pelas ações, Ilse de Lima Arruda Storel, este tipo de campanha é importante para a população, pois grande parte das mortes em pneumonia ocorre em idosos. “Além das pessoas acima de 60 anos de idade, a campanha tem o objetivo de atender crianças de 6 meses a 2 anos e gestantes. A vacina imuniza as pessoas contra dois tipos de gripe, a sazonal e a H1N1”, explica.
A docente salienta que durante toda semana será desenvolvido um trabalho diferenciado com as pessoas vacinadas na UBS. “Após a imunização, é oferecido um café da manhã especial e também são realizadas atividades de promoção da saúde, como caminhadas na quadra do bairro organizadas pelos alunos de Fisioterapia e orientação nutricional feita pelos acadêmicos de Nutrição. Além disso, o local conta com cartazes informativos sobre a Hanseníase em alusão a data de prevenção à doença, lembrada no dia 26 de abril e na quinta-feira (28), os acadêmicos de Odontologia farão um trabalho de informação sobre a prevenção do câncer bucal”, fala.
Para a acadêmica Thaís Brito Trassi Quintana, do 7º termo de Nutrição, esta ação especial desenvolvida na UBS do Brasil Novo tem o objetivo de trazer a população para o local e conhecer melhor a campanha que está sendo realizada. “Percebemos que muitas das pessoas atendidas recebem importantes informações pela primeira vez. Por isso o trabalho é tão gratificante, pois percebemos a nossa colaboração com a população local e seus familiares, que recebem as orientações indiretamente", revela.
A ação é uma parceria entre a Unoeste e a Secretaria da Saúde e a vacinação acontece das 7h30 às 17h.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste