CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aluna de Fisioterapia participa de evento da Socesp

XXXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ocorreu de 23 a 25 deste mês na capital paulista


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste Aluna de Fisioterapia participa de evento da Socesp
Ana Paula Coelho com Suplemento Especial da Revista Socesp, onde o artigo foi publicado


A acadêmica do 7º termo do curso de Fisioterapia da Unoeste, Ana Paula Coelho Figueira Freire participou, de 23 a 25 deste mês, do XXXII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realizado na Transamerica Expo Center, na capital paulista. Na ocasião, ela apresentou o artigo “Avaliação da efetividade da utilização do Espap em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada” em forma de painel. O evento contou com a participação de 7 mil pessoas entre acadêmicos, docentes e profissionais da área da Saúde do Brasil e do exterior.

“A insuficiência cardíaca descompensada (ICD) causa falta de ar, baixo teor de oxigênio no sangue e outros sintomas. Para amenizá-los, testamos o uso da Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) nestes pacientes com uso da máscara facial. O procedimento durou cerca de 20 minutos”, explica Ana Paula.

Ela contou que os resultados foram positivos. “Verificamos que os parâmetros cardiovasculares não se alteraram. Conseguimos diminuir a frequencia respiratória e a pressão arterial não se modificou, o que é benéfico para os pacientes”.

A acadêmica afirma que sua participação no evento possibilita compreender a importância do trabalho multidisciplinar. “Foram apresentados, por exemplo, estudos nas áreas de Nutrição e Educação Física. As pesquisas, quando realizadas em conjunto, são mais completas. Além disso, me atualizei sobre diversos assuntos, o que enriquecerá minha formação acadêmica”.

O estudo foi produzido durante seis meses juntamente com os professores da graduação: Francis Lopes Pacagnelli, Selma de Bastos Zambelli Freitas, Cláudio Spinola Najas, Leandro Lopes Haidamus, Renata Aparecida de Oliveira Lima e também da docente do curso de Medicina, Margaret Assad Cavalcante. O artigo foi publicado no Suplemento Especial da Revista Socesp, que traz todos os estudos que foram apresentados.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem