CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos visitam indústria referência em sustentabilidade

Klabin é maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos visitam indústria referência em sustentabilidade
Acadêmicos da Unoeste na unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR)


A Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. Possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina e é líder de mercado na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além da comercialização de madeira em toras. Diante disso, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia e dos bacharelados em Ciências Biológicas e Química da Unoeste realizaram, neste final de semana, uma visita técnica à unidade Monte Alegre, localizada em Telêmaco Borba (PR).

De acordo com o organizador da atividade e docente das graduações, Décio Lima de Vasconcelos Junior, os alunos tiveram uma oportunidade ímpar de conhecer uma empresa referência mundial em sustentabilidade. “A Klabin é pioneira nas ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável, que visa executar um manejo florestal de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Por isso, suas florestas possuem o selo de certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council) ou Conselho de Manejo Florestal”.

Ele explica que durante a atividade, os futuros profissionais visualizaram todas as etapas desenvolvidas na produção do papel. “Corte da madeira e seu descascamento, preparação para a celulose e distribuição do produto final para a exportação. Além disso, foram vistas as estações de tratamento de efluentes e de água, locais onde são feitas ações para amenizar a poluição”.

O professor revela que durante a visita os participantes conheceram alguns dos trabalhos voltados para o meio ambiente. “A unidade possui Parque Ecológico e Criadouro Científico de Animais, espaços utilizados para aulas de educação ambiental, destinadas aos estudantes da região e visitantes interessados no contato com a natureza e com animais ameaçados de extinção como puma e o lobo-guará”.

Vasconcelos Junior destaca também que a estadia na Klabin permitiu uma experiência diferenciada. “Pela primeira vez, os universitários conheceram engenheiros ambientais que trabalham em uma empresa de grande porte, pois o mercado para este profissional encontra-se em expansão. É importante esclarecer, que este contato proporciona o aprendizado diferente da sala de aula, pois ao invés de livros, o aprendizado é transmitido por trabalhadores da área”.

Para Mayara Maezano Faita, do 7º termo de Engenharia Ambiental, esta visita foi muito produtiva e permitiu o acompanhamento de atividades desempenhadas nos processos de produção e em práticas sustentáveis. “Podemos perceber que as empresas estão com um olhar mais voltado para a sustentabilidade. Vale ressaltar que estes momentos são gratificantes, pois encontramos profissionais da área, uma motivação para a conclusão dos estudos e na busca pela inserção no mercado”.

Nikele Maiara Milani, que cursa o mesmo termo só que no bacharelado em Química, revela que o químico desempenha funções relevantes em uma indústria. “Este profissional é responsável pelos estudos e verificações dos processos industriais e disponibilização de alternativas que melhoram o desempenho da produção. Todo o embasamento que eu adquiri durante esta visita, será relevante na minha profissão futuramente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem