Direito oferece 40 vagas para conciliadores do JEC
Inscrições vão até 16 de maio; acadêmicos atuarão como pacificadores de conflitos

Alunos do curso de Direito da Unoeste, que estiverem entre o 2º e 9º termo da graduação, podem se inscrever até o dia 16 de maio para o credenciamento de 40 vagas de conciliadores do Juizado Especial Cível (JEC), Anexo II da Unoeste. O estágio terá duração de seis meses, a partir de 2 de julho. “É essencial que o aluno tenha a teoria e a prática”, destaca o professor Sérgio Ricardo Ronchi, responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica.
Os conciliadores são orientados e acompanhados por professores. Conforme Ronchi, esse estágio é uma oportunidade do estudante ter a experiência de pacificador de conflitos, que é uma tendência natural na área. “O aluno terá acesso a diferentes situações, se preparando para a profissão. Além disso, o juizado procura um meio termo para evitar o processo, trabalho que tem sido bastante intensificado para desafogar o judiciário”, pontua.
A prova escrita sobre a lei que trata dos Juizados Especiais Cíveis ocorrerá no dia 17 de maio, às 17h. Os classificados nessa etapa irão para a segunda fase da seleção, onde será feita a extração de certidões junto ao cartório distribuidor do Fórum da Comarca de Presidente Prudente, com a publicação do edital de classificação.
Ronchi salienta que outro ponto positivo é que, a partir do estágio, o aluno pode se identificar com uma área específica. “A prática desperta maior interesse do aluno em se dedicar à graduação”. Segundo o professor, as respostas dos estagiários que passaram pelo JEC são positivas. “Eles ficam mais empolgados quando passam por situações reais, o que aumenta a vontade de exercer a profissão”, acrescenta.
Serviço – As inscrições podem ser efetuadas até o dia 16 de maio, no Anexo II do Cartório do Juizado Especial Cível da Unoeste, sala 102, ou na secretaria do Núcleo de Prática Jurídica, na sala 106, das 9h às 20h. Ambos no bloco B3.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste