Docente e acadêmico de Geografia fazem pesquisas no PR
Estudo coleta informações e dados sobre impactos ambientais em município paranaense

Alison Cardozo dos Santos, acadêmico do 3º termo do curso de Geografia, desenvolve trabalho de campo no município de Santo Inácio (PR), orientado pelo professor doutor Marcos Norberto Boin, docente dessa graduação na Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste.
O trabalho neste município tem como objetivo principal realizar um diagnóstico dos impactos ambientais que ocorrem na área, visando proporcionar maior conhecimento de suas características físicas e de sua dinâmica, seus impactos e danos ao meio ambiente, contribuindo, assim, de forma a orientar o processo de gestão e recuperação ambiental da cidade. A pesquisa de campo faz parte do levantamento de dados e informações para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico.
Boin explica que o aluno, morador da cidade de Centenário do Sul (PR) e funcionário de uma empresa no município de Santo Inácio, interessou-se pelo assunto ao observar em seu deslocamento diário aspectos de degradação ambiental, na área rural, do município em que trabalha.
O trabalho de campo é o momento em que o acadêmico tem contato com a realidade e começa a entender de maneira prática, o que aprende em sala de aula, explica o orientador. “No campo, fica claro para o aluno o que foi visto na teoria e isto se estampa no semblante do acadêmico que passa a sentir maior facilidade em entender a dinâmica e os processos que ocorrem na natureza. Ele interage com seu objeto de estudo, o que torna o conhecimento mais acessível e interessante”, ressalta.
Para Boin, o trabalho tem grande relevância científica, acadêmica e social, pois a população necessita de informações precisas sobre a qualidade ambiental e de vida, além de contribuir para o trabalho de formação do futuro professor, que deverá transmitir a seus alunos uma consciência ambiental sólida.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste