Fono e Medicina organizam orientações sobre a voz
Atividades estão programadas para a próxima semana com o objetivo de alertar população para o assunto

Na próxima segunda-feira (16) comemora-se o Dia Mundial da Voz. Para lembrar a data, que tem como objetivo alertar a população para a importância da voz e dos cuidados para preservá-la, os cursos de Fonoaudiologia e de Medicina da Unoeste organizam ações para a próxima semana.
Alunos e professores de Fonoaudiologia preparam uma mobilização no calçadão do campus I, das 15h às 18h, e das 19h às 22h. No local, será montada uma tenda, ao lado do teatro de arena, onde serão realizadas orientações vocais aos docentes, estudantes e comunidade. Também haverá entrega de gibi específico da campanha, para o público infantil; além de folders elaborados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Quem visitar a tenda ganhará ainda um kit Saúde Vocal, composto por maça e água. “São itens essenciais, principalmente para os profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, caso de professores, atores, jornalistas, cantores, entre outros”, destaca a coordenadora da graduação, Maria Cristina Alves Corazza.
Segundo ela, a água é importante para a hidratação do corpo em geral. “Esses profissionais devem evitar alimentos derivados de leite, e beber muita água. A maça é considerada um adstringente, já que tem uma propriedade que deixa a voz mais limpa e clara, além de ser saudável”, explica. Por fim, a partir das 20h30 deverá ocorrer apresentação de uma dupla sertaneja.
Conforme a coordenadora, as doenças da voz são as mais comuns no Brasil, como o nódulo de prega vocal e o edema, que podem ser evitadas com simples orientações. “O objetivo é evitar essas patologias que acometem principalmente os profissionais que mais precisam dela para se comunicar. Além disso, a voz é nosso cartão de visita, por isso, manter a qualidade faz a diferença na comunicação”, observa.
Já o curso de Medicina, em parceria com o Hospital Regional e a Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, organizam ações nos dias 19 e 20. A programação integra a 14ª edição da Campanha Nacional da Voz, desenvolvida pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia.
Nos dois dias, a atividade ocorrerá no Prudenshopping, das 18h às 22h. Lá, a população será orientada sobre os cuidados necessários com a voz, sobre as doenças que acometem a laringe, além de triagem em pessoas que apresentarem alguma alteração. De acordo o residente na área, Lucas Antônio Gusato, em casos de diagnósticos, haverá encaminhamento para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Fernando Cezar Cardoso Maia Filho, também residente, pontua que as orientações têm como meta alcançar os professores. Por isso, na quinta-feira, haverá palestra direcionada aos docentes da Unoeste e também da rede pública. O evento ocorrerá no Teatro Cesar Cava, a partir das 19h.
As duas ações – tanto da Fonoaudiologia quanto de Medicina – recebem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste