Odontologia promove ações para mirins e funcionários
Acadêmicos ministram palestra na Fundação Mirim sobre doenças bucais e prevenção; treinamento sobre Biossegurança terminou nesta quinta-feira (12)


A inserção no mercado de trabalho exige diversos requisitos, dentre eles, cuidado com a saúde, inclusive a bucal. Para abordar sobre doenças comuns na adolescência e prevenção, alunos do 5º termo do curso de Odontologia da Unoeste realizaram uma tarde de palestras para cerca de 70 adolescentes da Fundação Mirim, nesta quarta-feira (11). A atividade integra a disciplina de orientação odontológica desenvolvida com os jovens aprendizes que ingressam na instituição.
Os acadêmicos estiveram acompanhados pela professora Mariliza Casanova de Oliveira. Dentre os temas abordados nas palestras para os ingressantes, estão: placa bacteriana, cárie dental e sua evolução, doenças periodontais, halitose, fluorose, o uso do piercing bucal, orientações de higiene e prevenção bucal.
A Fundação Mirim já tem uma parceria com o curso da Unoeste, onde os estudantes realizam acompanhamento odontológico com os mirins no consultório da própria entidade. O trabalho é desenvolvido por acadêmicos do 5º e 6º termos, supervisionados pela professora Mariliza. A atividade faz parte do Estágio Integrado de Atenção Odontológica à Comunidade.
A pedagoga da entidade, Joyce Pavão Passone, reforça que essa parceria é essencial para o atendimento completo dos alunos. Salienta ainda a importância da estética bucal para ingressar no mercado de trabalho. “As empresas exigem essa higienização, por isso, primamos pela conscientização”, relata.
As palestras são proferidas aos mirins uma vez por semestre. “O objetivo é uma ação educativa para conscientizá-los da importância de se manter a saúde bucal. Muitos nem tem conhecimento sobre o que é uma cárie. É uma troca de experiência, já que os acadêmicos transmitem o que sabem aos adolescentes, e eles recebem as orientações para melhor se cuidarem”, destaca a professora.
Mariliza frisa que o estágio contribui para que o acadêmico observe na prática como é realizado o atendimento aos adolescentes. “Eles podem ver a realidade da profissão, e também como irão atuar. No consultório da fundação também são realizados os tratamento, se necessário. Claro, tudo com autorização dos pais”, explica. Inclusive, a professora pontua que antes de dar início ao acompanhamento dos adolescentes, ela realiza uma palestra com os pais, onde aborda o funcionamento do consultório para que eles possam colaborar com os filhos.
Treinamento para funcionários – O professor do curso de Odontologia, Adilson de Oliveira, finalizou nesta quinta-feira (12) o treinamento sobre Biossegurança a funcionários que trabalham nos setores de triagem, limpeza e recepção das clínicas e laboratórios da universidade. Conforme o professor, esse treinamento ocorre há cinco anos e tem como objetivo repassar conceitos e considerações gerais dos padrões de biossegurança nos ambientes de trabalho. “Abordamos conceitos de infecção cruzada; precauções universais e também a disseminação de doenças nesses ambientes”. Ainda foi destacado o protocolo de acidentes ocupacionais, dentre eles, com perfurocortantes, e também sobre o protocolo do atendimento ao acidentado na universidade, que é realizado no Hospital Regional (HR). A atividade teve ainda a participação do professor da graduação, Rodrigo Caixeta.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste