Pesquisa sugere utilização de blog para práticas pedagógicas
Estudo é formulado por professor de Minas Gerais na dissertação do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste


A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais mantém o Programa Educacional de Atenção ao Jovem, conhecido como Peas Juventude. Pesquisa e elaboração de dissertação no Programa de Mestrado em Educação da Unoeste – vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – sugere o uso do blog nas escolas participantes do Peas para práticas pedagógicas. Uma das possibilidades é a da leitura e produção de textos por estudantes do ensino médio. Junto está a proposta de interação entre alunos de todas as escolas do programa.
Com o tema “O uso do blog no âmbito escolar: uma investigação no Programa Educacional de Atenção ao Jovem – Peas Juventude”, o egresso do curso de Matemática na Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) Alex Gomes da Silva fez a defesa pública de sua dissertação na tarde desta quarta-feira (25) e obteve a provação como mestre na área. Realizou a pesquisa na Escola Estadual José de Alencar, em Bonfinópolis de Minas.
Silva ouviu 16 alunos, oito professores e a coordenação do Peas na escola que atende a 900 alunos dos ensinos fundamental e médio no município com cerca de 6 mil habitantes, no noroeste de Minas Gerais e a 532 quilômetros de Belo Horizonte. “Como me graduei em Matemática na Unoeste, escolhi o mestrado na mesma instituição com a qual já estava familiarizado e que oferece ensino de qualidade”, disse o novo mestre em educação que é professor em escolas das redes estadual e municipal de Bonfinópolis de Minas.
A pesquisa constatou satisfação da equipe do Peas em relação ao blog e a possibilidade de inovação para uso no processo de ensino aprendizagem. Silva foi orientado pela doutora Raquel Rosan Christino Gitahy que atuou na banca de defesa pública juntamente com as doutoras Tereza de Jesus Ferreira Scheide, também da Unoeste, e Estela Natalina Mantovani Bertoletti, convidada junto a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), de Paranaíba.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste