Plantão do Imposto de Renda presta serviço até sexta
Atividade prática é desenvolvida por alunos do curso de Ciências Contábeis da Unoeste, orientados e acompanhados por docentes


O curso de Ciências Contábeis mantém nesta semana o Plantão do Imposto de Renda (IR). O atendimento é destinado a funcionários da Unoeste. O interessado pode receber orientação para tirar dúvidas ou obter o preenchimento da declaração. Os serviços são prestados pela Facic Jr, na sala 315 do bloco B-3, no campus II, das 8h às 12h. A atividade prática para alunos, orientados e acompanhados por professores, começou na terça (17) e prossegue até sexta-feira (20).
Pelo terceiro ano seguido, o professor Pedro Teófilo de Sá – que leciona nos cursos de Direito, Administração, Contábeis e Gestão Comercial – trocou o escritório particular pela Facic Jr. Ele diz que como professor se sentiu na obrigação de apoiar a iniciativa e estimular os alunos.
“A declaração é bem feita. É do mesmo jeito de um particular. Tem o mesmo efeito. Conto ainda com as vantagens de estar na casa (Unoeste) e do serviço ser gratuito”, diz.
Para as alunas do 1º ano, Elinete Santos Caires e Francine Dantas Pardo, a experiência é boa. Ambas nunca tinham preenchido uma declaração. Assim, encontraram algumas dificuldades, mas receberam a orientação do professor de plantão nesta quarta-feira (18) Mário Boa Sorte. O ato de preencher a declaração leva de 15 a 20 minutos. Em caso da necessidade de mais tempo, o funcionário deixa os documentos e retorna depois.
Boa Sorte é um dos professores plantonistas pela quarta vez. O Plantão do IR na Facic Jr foi implantado há seis anos. A média anual é de 70 atendimentos. Nos primeiros dias a procura é menor. Existe o apelo para os interessados não deixarem para o último dia. “Mesmo a pessoa que não sabe se é obrigada a declarar, deve fazer uma consulta. É melhor que correr o risco de ser multada pelo fisco”, orienta Boa Sorte e comenta que a multa é de cerca de R$170.
O diretor do curso de Ciências Contábeis, Luiz Roberto Darben, conta que os alunos foram preparados antes e agora são acompanhados pela seguinte equipe de professores que aderiram ao plantão: André Júnior Silva Wiezzel, Marcelo Palácio, Mário Antônio Boa Sorte e Irene Caires da Silva.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste