CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste atualiza o Plano de Desenvolvimento Institucional

Num processo de construção coletiva começa a elaboração das múltiplas ações do plano para o próximo quinquênio


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste atualiza o Plano de Desenvolvimento Institucional
Reunião foi realizada nesta terça-feira, em auditório no campus II


A cada cinco anos ocorre a atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste. Os trabalhos sobre o que estará em vigor no próximo quinquênio – 2013 a 2017 – começaram oficialmente nesta terça-feira (3). No campus II estiveram reunidos cerca de 100 representantes de todas as áreas da universidade para dar início ao processo que se estenderá até outubro. A meta é que em novembro ocorra apreciação e aprovação do novo PDI pelo Conselho Universitário (Consu) estabelecido em portaria da Reitoria. Em seguida haverá o encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC).

A atualização é parte do dinamismo institucional e da excelência das ações da Unoeste nas dimensões do ensino, pesquisa, extensão, organização e gestão, responsabilidade social e ambiental, infraestrutura, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e sustentabilidade financeira. Conforme a coordenadora pedagógica da Unoeste e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Aparecida Darcy Alessi Delfim, o PDI é uma exigência ministerial e sua formulação é sustentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e no Decreto 5.773/2006 que estabelece o que o plano deve conter.

Além dos aspectos legais, são contemplados outros dois, os conceituais e os complementares. Os conceitos dizem respeito à filosofia de trabalho, à missão proposta, às diretrizes pedagógicas orientadoras das ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas, tanto as que estão em andamento quanto aquelas a serem desenvolvidas. Os complementos estão na integração das diferentes unidades acadêmicas e nos setores de sustentação administrativa. Assim, promove-se o cumprimento das funções fundamentais da Unoeste para mantê-la em posição de excelência em todos os níveis.

“O PDI se interliga com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). O PPI estabelece políticas institucionais de caráter permanente para o ensino, pesquisa, extensão, gestão, responsabilidade social e avaliação. Os PPCs definem os projetos pedagógicos dos cursos. O PDI é um documento declaratório das ações universitárias em suas atividades fins e meio, com o efetivo envolvimento da comunidade universitária – inclusive alunos – para que as ações declaradas sejam praticadas, executadas e concretizadas”, informa a coordenadora pedagógica.

Durante a reunião, a professora Darcy Alessi reafirmou a importância da missão da Unoeste: “A Universidade do Oeste Paulista tem como missão desenvolver a educação num ambiente inovador e crítico-reflexivo, pelo exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento científico, humanístico e tecnológico, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos comprometidos com a responsabilidade social e ambiental”. Estiveram presentes os três pró-reitores da Unoeste, os doutores José Eduardo Creste (Acadêmico), Zizi Trevizan (Pós-graduação e Pesquisa) e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima (Extensão e Ação Comunitária).

Para o novo PDI foram designados os seguintes coordenadores de grupos, apresentados na reunião desta terça-feira como articuladores: Emerson Silas Dória (graduação), Gustavo Maia Souza (pós-graduação), Sonia Sanae Sato (educação a distância), Jair Rodrigues Garcia Júnior (pesquisa), Aparecida José Martinez de Oliveira (extensão), José Eduardo Creste (organização e gestão), Alba Regina Azevedo Arana (responsabilidade social e ambiental), Ivam Salomão Liboni, Regina Liberati Silingovschi, Maria Aparecida de Souza e Cláudio Luiz Sitolino (infraestrutura), Reginaldo José Lopes (sustentabilidade financeira) e a CPA (avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional). O cronograma de atividades, disponibilizados aos envolvidos, estabelece prazos e datas, com a finalização da atualização do PDI prevista para outubro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem