Farmacêutico na Praça atende 200 pessoas
Maioria na faixa entre 65 e 85 anos da idade, alguns habituais frequentadores da praça central de Presidente Prudente


O Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), o Lions Clube Cinquentenário e a Unoeste, através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária, mais uma vez estiveram unidos e prestaram importantes serviços de prevenção à saúde em Presidente Prudente. No sábado (28) foi realizado pela segunda vez na cidade o projeto Farmacêutico na Praça. Durante quatro horas foram atendidas 200 pessoas, das 11h às 13h na Praça Nove de Julho.
O evento foi realizado simultaneamente em 25 cidades sedes de região no Estado de São Paulo, incluindo Prudente. A iniciativa esteve voltada para promover, junto à população, a consciência da prevenção, acompanhamento e controle das doenças crônicas. Foram realizados testes de glicemia para verificar diabetes e aferição de pressão para detectar hipertensão arterial.
Outros serviços consistiram no descarte correto de medicamentos, orientação sobre o perigo da automedicação e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foram pelo menos 800 atendimentos. Resultado comemorado pelos parceiros dessa ação cidadã.
A professora do curso de Farmácia da Unoeste e vice-diretora da seccional do CRF local, Rosilene Martins Viel, atuou no projeto, acompanhou e orientou os alunos envolvidos. Dentre eles esteve Antônio Bonfim, que cursa o 7º termo e desde o início do curso presta serviços comunitários. “É algo muito importante que a Unoeste nos proporciona. É muito rico o contato com o público. É gratificante atender a comunidade”, disse o estudante bolsista do ProUni, baiano procedente de Rio das Contas, a 200 km de Vitória da Conquista.
O técnico agrícola aposentado José Soares de Souza, de 87 anos, agradeceu pelos serviços e elogiou o atendimento. A exemplo de vários outros que estiveram no Farmacêutico na Praça, o ex-trabalhador do Colégio Agrícola e morador da Vila Tazitsu, é um habitual frequentador da Praça Nove de Julho, no centro da cidade. Ele mantém regularidade em atendimento médico. O pedreiro Luiz José da Silva, de 53 anos, nunca tinha feito a teste de glicemia. O morador do Jardim Santa Elisa estava passando pelo local, fez o teste e o resultado não apresentou colesterol.
A farmacêutica Tatiane Turatti, da Rede Droga Raia, participou do projeto com orientação sobre o descarte de medicamentos. Um serviço atualmente oferecido na unidade da avenida da Saudade, 444. Na coleta deve ser levado o medicamento com a caixa. A diretora da seccional do CRF, a farmacêutica Nádia Alvin – que trabalha na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Humberto Salvador – classificou como muito importante essa ação de atendimento popular e enalteceu as parcerias da Unoeste e do Lions. O número de atendimentos em 2012 ficou dentro das expectativas. Boa parte dos que se utilizaram dos serviços já tomam medicamentos por prescrição médica. Alguns outros foram orientados a procurar um médico.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste