Veterinária promove atividade inédita de neurologia animal
I Curso de Neurologia em Animais de Companhia (Neuroeste) é voltado para acadêmicos da graduação e profissionais da área


O curso de Medicina Veterinária da Unoeste promove no sábado (26), às 8h, no auditório Primavera, campus II da universidade, o I Curso de Neurologia em Animais de Companhia (Neuroeste). O evento, voltado para os acadêmicos da graduação e profissionais da área, pretende oferecer ferramentas importantes para o aprimoramento e diagnóstico assertivo desta especialidade. Os interessados em participar podem se inscrever até sexta-feira (25), na secretaria do Hospital Veterinário (HV) ou momentos antes do inicio da ação, no local da atividade.
De acordo com uma das docentes idealizadoras do projeto, Camila Ângela Bernardi, nos seres humanos as doenças neurológicas são detectadas com mais facilidade, pois as pessoas relatam os seus sintomas clínicos. Entretanto, nos animais, este procedimento não ocorre, assim, os veterinários precisam desenvolver métodos para avaliar o estado neurológico dos seus pacientes. “Andar cambaleante ou arrastamento das patas traseiras. Estas são algumas das características de um animal que passa por uma consulta de sintomatologia neurológica, que requer a aplicação de diferentes testes que permitem o diagnóstico de doenças degenerativas, traumáticas e de origem infecciosa como a cinomose”.
Ela revela que o Neuroeste será ministrado por Alexandre Mendes Amude, docente do curso de Medicina Veterinária e do mestrado acadêmico em Biociência Animal da Universidade de Cuiabá (Unic-MT) e chefe do setor de Neurologia Animal do hospital veterinário daquela universidade. “Os participantes terão uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimentos que são primordiais para o diagnóstico de doenças neurológicas. Informações muito válidas, visto que este campo, ainda é pouco explorado e requer uma grande quantidade de profissionais qualificados”, completa Bernardi.
A outra docente organizadora do evento, Letícia Yamasaki, destaca que para os acadêmicos a iniciativa é uma complementação das abordagens feitas em sala de aula. “Os estudantes relembrarão conteúdos como os aspectos anatômicos e semiológicos dos pequenos animais e, além disso, aperfeiçoarão a interpretação do exame neurológico”.
Jefferson Fernando Bertani, do 9º termo da graduação na Unoeste, observa que o curso contribui significativamente na sua futura atuação. “O mercado para profissionais que trabalham neste segmento, encontra-se em expansão, por isso, acredito que através deste embasamento terei condições plenas para a realização de diagnósticos neurológicos em pequenos animais”, finaliza.
Serviço – As inscrições podem ser feitas no Hospital Veterinário da Unoeste, localizado no campus II da instituição. Mais informações sobre o I Neuroeste através do telefone (18) 3229-2035.
Currículo profissional – Alexandre Mendes Amude é médico veterinário, professor doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), estudando os aspectos neuroclínicos, neuropatológicos e abordagens diagnósticas da encefalomielite pelo vírus da cinomose canina. Atualmente é docente do curso de Medicina Veterinária e do mestrado em Biociência Animal da Universidade de Cuiabá (Unic-MT). É chefe do setor de Neurologia responsável pela prestação de serviço técnico especializado em Neurologia Animal no Hospital Veterinário da Unic (Hovet). Atua com linhas de pesquisa em: meningoencefalites infecciosas e não-infecciosas; doenças neurodegenerativas; enfermidades neuromusculares; encefalopatias necrosantes; neuroanatomia e neuropatologia comparada.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste