Alunos da Facopp produzem vídeos sobre escravidão
Trabalho pretende contextualizar o projeto Cine Fórum Facopp com a disciplina de Língua Portuguesa II



Com direito a jurados, os alunos do 2º termo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste, fizeram na última quarta-feira (28) a apresentação de vídeos produzidos por eles próprios e que tiveram o tema “Privação da Liberdade”.
Os trabalhos, coordenados pela professora Édima de Souza Mattos, são uma extensão do Cine Fórum Facopp, projeto realizado no mês de março. As jornalistas Ana Flávia dos Prazeres e Mariane Vieira, recém-formadas pela universidade, foram convidadas pela professora para avaliar os vídeos produzidos pela turma.
No total, foram apresentados seis vídeos sobre “Privação da Liberdade”. Este tema foi baseado no filme “12 anos de Escravidão”, que conta a história real de um homem livre que é enganado e levado como escravo para o sul dos EUA alguns anos antes da abolição oficial da escravatura (1863).
A aluna Tainá Catussi produziu um vídeo sobre a exploração do trabalho e mostrou as condições de vida de nordestinos que vieram cortar cana no Oeste Paulista. “Essas pessoas não vieram por escolha, mas sim por falta de opção.”
A jurada Ana Flávia dos Prazeres disse que o trabalho que mais chamou sua atenção foi “Meu nome é sociedade”, por ter características do Jornalismo Literário, tema do seu TCC. “Todos os grupos desenvolveram bem o tema, usaram técnicas que eu só aprendi no 4º termo.”
Segundo a professora Édima, que orientou o trabalho, a atividade realizada tem afinidade com parte do conteúdo da matéria estudada por eles neste semestre, como a competência metagenérica e a intertextualidade. “Os alunos tiveram um mês para realizar e vale como parte da avaliação do segundo bimestre.”
Cine Fórum – O Cine Fórum Facopp é uma atividade interdisciplinar da faculdade. Todos os semestres os alunos do 1° ao 4° termo assistem filmes escolhidos pelos professores. Em seguida, debatem em sala de aula os temas, e, posteriormente, é sugerido e aplicado um trabalho que une o conteúdo de cada disciplina com o filme. “Temos tido resultados importantes, em especial no que diz respeito à formação crítica de nossos alunos”, explica a coordenadora do curso de Jornalismo Carolina Costa Mancuzo.
Por Aline Lopes e Thayane Di Paula, estagiárias do Portal Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste