CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ambiental e Arquitetura iniciam jornadas com palestra única

Evento reuniu coordenações, acadêmicos e docentes das duas graduações no auditório Azaleia, campus II


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Ambiental e Arquitetura iniciam jornadas com palestra única
Jerson Joaquim da Silva é docente da Unoeste e ministrou a palestra de abertura das jornadas acadêmicas
Foto: Gabriela Oliveira Ambiental e Arquitetura iniciam jornadas com palestra única
Mesa principal foi composta pelas coordenadoras e alunas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Sanitária
Foto: Gabriela Oliveira Ambiental e Arquitetura iniciam jornadas com palestra única
Participação dos acadêmicos no evento foi maciça


“A importância da motivação no ambiente universitário”. Esse foi o tema da palestra que marcou a abertura das jornadas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste, apresentado pelo docente da universidade, Jerson Joaquim da Silva, na tarde desta segunda-feira (12), no auditório Azaleia, campus II da instituição. A mesa principal do evento, que se estende até quarta-feira (16), foi composta pelo palestrante e pelas coordenadoras das respectivas graduações, Sibila Corral de Area Leão Honda, Marcela do Carmo Vieira e Leila Maria Sotocorno e Silva, além das acadêmicas Carolina Bevilacqua e Nangly Xavier Ribeiro.

Segundo o palestrante, o principal objetivo da sua explanação foi destacar que o aluno precisa estar motivado. “O universitário precisa compreender que a motivação é interna e, por isso, ela deve ser descoberta e exercitada para gerar, consequentemente, a curiosidade e a criatividade, que são atributos que contribuem para a formação de um perfil diferenciado”.

Jerson observa, ainda, que um acadêmico motivado pode ter um desempenho melhor nos estudos e na futura atuação. “Sabemos que o diploma é um requisito para o ingresso no mercado de trabalho, contudo, devemos ficar cientes de que este processo de inserção seleciona pessoas que possuam um nível elevado de motivação, que reflete em uma atuação mais positiva em aspectos como o trabalho em equipe, entusiasmo e bom relacionamento interpessoal”.

Leila coordena o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste. Ela explica que essa abertura em parceria com a Arquitetura e Urbanismo demonstra a proximidade e bom relacionamento entre as graduações. “Cientes de que existe um sombreamento entre estas duas áreas, idealizamos esta atividade coletiva, que contou com o apoio das comissões organizadoras das jornadas dos dois cursos”.

Sobre a atividade voltada para os futuros engenheiros, ela comenta que serão abordadas temáticas diversificadas que pretendem demonstrar principalmente como se encontra o mercado de trabalho para este profissional. “Além disso, teremos palestrantes que focarão a questão da água, como a sua qualidade, cobrança pelo uso da mesma e outorga de recursos hídricos”.

Para Sibila que divide a coordenação de Arquitetura e Urbanismo com a professora Marcela, o grande intuito da jornada acadêmica é apresentar, por meio de palestras e minicursos, ferramentas tecnológicas que podem ser aplicadas na arquitetura e na construção. Ela observa que “eventos científicos como este expandem a visão dos universitários, permitindo que eles aprofundem ou aumentem os seus conhecimentos curriculares”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem