Artes Visuais promovem monitoria durante exposição
Grupos interessados podem visitar mostra artística e receber auxílio dos acadêmicos em horários agendados



No início da semana, com a 15ª Jornada de Educação da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, teve início a exposição “5 Artistas: Mostra de Artes Visuais”. Trata-se de um projeto de extensão em curadoria e monitoria, com coordenação da professora Edda Maria Provana Bertoncini e colaboração da professora Adriana Pedrassa Prates, além dos estudantes do 3º termo do curso de Artes Visuais, que cursam a disciplina Análise Crítica de Arte.
A ideia do projeto é ajudar os estudantes a compreender e desenvolver todo o processo de curadoria em exposições de artes visuais, desde a produção de uma exposição, envolvendo aspectos técnicos, administrativos, pragmáticos e estéticos, por exemplo, as soluções de suporte e iluminação que cada obra exige, agendamentos, divulgação, cuidados de armazenamento, transporte, desmontagem e devolução das obras, entre outros. De acordo com Edda, dessa forma, os graduandos podem se preparar para o mercado de trabalho em uma área diferente do ensino nas escolas, focado na área de educação cultural.
Além do processo de exposição dos trabalhos, os alunos vão participar de uma atividade de monitoria no local, dirigida a grupos de escolas públicas e particulares da região ou demais interessados, mediante agendamento. A intenção é divulgar as produções e aproximar a comunidade local dos acadêmicos de Artes Visuais da Unoeste. “Com a mostra, tanto os alunos quanto a população têm oportunidade de ter contato e conhecer melhor os artistas e obras contemporâneas da região”, conta a coordenadora.
Serviço - A exposição “5 Artistas: Mostra de Artes Visuais” está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h, até 20 de junho, no Espaço Professor Agripino, hall do bloco A do campus I da Unoeste. Os horários de monitoria serão agendados pelos alunos participantes do projeto. Mais informações na diretoria da Faclepp, pelo telefone (18) 3229-1098.
Conheça os artistas
Adão Francisco: As obras dele fazem parte do acervo da Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente, Spart Cultural (Associação Prudentina de Artistas Plásticos de Presidente Prudente e Região), Museu Arquivo Histórico de Prudente, Prefeitura de Martinópolis (SP), Unoeste, entre outros acervos institucionais e particulares.
Carmo Malacrida: Graduada em Educação Artística pela Faclepp, possui especialização em arte-educação pela Unesp e atualmente é arte-educadora do Spart Cultural. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em arte-educação.
Fabio Nagate: Natural de São Paulo, reside atualmente em Prudente. É graduado em Educação Artística pela UEL e pós-graduado em arte-educação pela Unesp. Ministra oficinas de grafite, cello graffiti, stencil, sticker e personalização em oficinas culturais e instituições como o Sesc. A maior parte de sua obra está presente no espaço urbano, que também influencia aspectos de suas demais produções.
Juliana Scorza: Iniciou nas artes aos 10 anos, estudando pintura em aquarela com Takeo Sawada. No ano de 1996 conheceu a Bahia, fazendo um trabalho voltado ao universo do escritor baiano Jorge Amado, usando como referência seus personagens. Em 2008, foi viver um tempo em Cuba, onde começou a retratar suas experiências com o povo cubano e com a realidade do país. É influenciada pelo artista plástico carioca José Maria Dias da Cruz, que lhe ensina sobre a magia das cores e do cinza sempiterno.
Roberto Bertoncini: Iniciou os estudos de pintura com uma freira alemã, Irmã Gudula Weber. Estudou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e no curso de pedagogia da Unesp de Prudente. Trabalhou como arte-educador, professor de arte no ensino fundamental e médio em Prudente e em algumas administrações públicas como produtor cultural, comunicador visual e capacitador para professores das redes públicas estaduais e federais. Desenvolveu trabalhos junto à escola de samba Independentes da Zona Leste de Prudente.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste