Bovinocultura aquece o agronegócio brasileiro
Zootecnista é um dos profissionais que desempenha papel importante na área

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enfatiza que a bovinocultura possui destaque mundial no setor do agronegócio. Conforme o órgão, desde 2004, o Brasil é líder nas exportações e possui o segundo maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças. Os dados positivos não param por aí, para este ano, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (Abiec) prevê um recorde histórico: o país deve ultrapassar a marca de US$ 8 bilhões em carne transacionada.
Um setor tão aquecido requer pessoas qualificadas. De acordo com Liliane Suguisawa, doutora em Marcadores Moleculares para Qualidade da Carne pela Unesp e docente da Pós Unoeste em Produção Intensiva em Bovinocultura de Corte, “o zootecnista é o profissional de ciências agrárias mais preparado para enxergar a cadeia produtiva da carne de maneira global”. Ela acrescenta que além da especialização, a universidade disponibiliza a graduação em Zootecnia.
Ela argumenta que com o aumento da exportação, o zootecnista está fortemente ligado às melhorias no sistema de produção de carne de qualidade, consolidando seu papel como o gestor produtivo e estratégico, sendo grande responsável pelos avanços ocorridos no setor nos últimos tempos.
“Atualmente, a profissão vem sendo muito valorizada pelas fazendas e grandes empresas, graças ao seu caráter multiaplicado. Cada vez mais nos deparamos com a presença do profissional em cargos de direção, principalmente ao norte do Brasil, o que confirma ser uma carreira promissora”.
Liliane comenta que a educação continuada para os zootecnistas permite a troca de experiências acadêmicas e de mercado. “Tanto os alunos, quanto os docentes têm a oportunidade da atualização de conhecimentos, o que proporciona mais formas de se pensar em inovação e produção”.
Sobre a pós na área em Bovinocultura de Corte, ela docente destaca que a Unoeste é uma das poucas universidades cuja grade conta com a disciplina de ultrassonografia de carcaças, um diferencial na área de zootecnia aplicada.
Formado em 2007, o egresso de Zootecnia, Thiago Anthony Reis é aluno da especialização. “Sou consultor em Pecuária de Corte e atuo nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e até fora do país, no Paraguai. Minhas funções abrangem cria, recria, engorda a pasto, confinamento e manejos estratégicos de adubação. Optei por continuar os estudos, para obter novos conhecimentos, o que me ajudará na tomada de decisões, em decorrência do competitivo mercado. Tenho a convicção de que esta experiência trará um aprendizado mais aprofundado e vai alavancar meu currículo”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste