Curso de avaliação on-line busca atender demanda de mercado
Mesmo em cursos presenciais cada vez mais são utilizadas ferramentas virtuais para apurar desempenho de alunos

Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) deixaram de ser exclusividade de cursos a distância e passaram a ser utilizadas também em cursos presenciais para tarefas e outras práticas voltadas a apurar o desenvolvimento dos alunos. Em todos os níveis de ensino, quanto mais são utilizadas as múltiplas possibilidades on-line, maior a demanda de professores que precisam se preparar ou se atualizar. Para atender essa necessidade, o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste acaba de implantar o curso de extensão Como Avaliar no Ambiente Virtual.
A proposta é apresentar e discutir princípios norteadores da avaliação on-line, com a finalidade de desenvolver competências que assegurem ao professor condições de agir com segurança. Também busca instrumentalizar para o uso das ferramentas avaliativas, proporcionar condições sobre elaboração de questões que possam aferir níveis mais complexos de aprendizagem, superando o nível de memorização. Outra finalidade é fornecer subsídios teóricos que ajudem na definição de novos critérios avaliativos.
O curso de curta duração, com carga de 30 horas a serem cumpridas num mês, volta-se para profissionais que lidam com avaliação, que atuam ou pretendem atuar na área da educação e que desejam aprender avaliar por meio do AVA. O programa compreende o que e o porquê avaliar, formas de avaliação, papel do tutor na avaliação e discussão e apresentação de meios e técnicas para avaliar por meio das ferramentas disponíveis no ambiente virtual.
As vagas são de fluxo contínuo, com inscrições de 1 a 25 de cada mês, conforme anuncia a coordenadora do curso Maria Eliza Nigro Jorge. O certificado de extensão será emitido após a realização das atividades e da avaliação final, por meio de questionário disponibilizado no Aprender Unoeste.
Serviço: Inscrições neste site e mais informações pelo e-mail ead@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-3260.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste