Diretório Acadêmico realiza 1º Workshop de Residência Médica
Atividades para todos os termos de Medicina ocorrem no HR, nos dias 9 e 10 de maio



Atualizada em 12/05/2014
O Diretório Acadêmico “Marco Aurélio Marangoni” (Damam), da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste, promove o 1º Workshop de Residência Médica, evento voltado a alunos de todos os termos do curso, desde que já estejam inscritos. As atividades serão na noite desta sexta-feira (9) e na manhã do sábado (10), nos anfiteatros do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente.
Durante o encontro, médicos especialistas e residentes conversarão com os acadêmicos sobre as experiências que têm. “O diretório percebeu que a escolha da residência preocupa muitos acadêmicos e egressos, e acreditamos que se o jovem médico inicia uma especialização conhecendo mais os problemas e benefícios desta, pode estar mais preparado para enfrentá-los”, justifica a estudante do 6º termo, Ana Carine Leite de Camargo, 21, que responde pela direção de assuntos externos do diretório acadêmico do curso de Medicina da Unoeste.
Nos dois dias serão expostos os tipos de avaliação para residências, quais são consideradas mais promissoras e o que o médico recém-formado deve levar em conta para escolhê-la. “Contaremos com diversas salas, pelas quais o acadêmico circulará livremente. Em cada sala será abordada uma residência, mostrando as características da especialidade, os melhores locais de estudo, o mercado de trabalho, o estilo de vida necessário para o profissional, entre outros”, explica Ana Carine. As opções apresentadas serão anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, imunologia, infectologia, medicina intensiva, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, radiologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e urologia.
Conforme a diretora de assuntos externos do Damam, ao fazer uma residência médica com plena convicção, o profissional ficará mais satisfeito e humanizado, terá probabilidade maior de sucesso na carreira e evitará passar por problemas como depressão e Síndrome de Burnout (esgotamento profissional). Ainda de acordo com a estudante, durante a formação superior é muito importante se preocupar em ser um ótimo médico generalista, “no entanto, todos sabem que não podemos parar de estudar para que nosso paciente sempre possa receber o que há de melhor, assim, a residência se torna essencial e o preparo para ingressar nos melhores centros é fundamental”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste