Dirigente da Academia Paulista de Educação abrirá 11º Enaens
Conferência do Encontro Anual de Ensino terá abordagem na formação de professores e o exercício profissional

Para abrir o 11º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), inserido no Enepe 2014 – 19º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste – está confirmada a conferência da Dra. Bernardete Angelina Gatti, na manhã de 21 de outubro. A vice-presidente da Academia Paulista de Educação, instituição atuante na vida educacional paulista e brasileira desde 1970, falará sobre formação de professores e o exercício profissional, com o tema a ser anunciado na programação oficial.
Vinculada ao Departamento de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, em São Paulo, a pesquisadora é graduada em pedagogia pela USP e doutora em psicologia pela Universidade Paris Diderot, com pós-doutorados na Universidade do Estado da Pensilvânia e na Universidade de Montreal, respectivamente com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas e Nível Superior (Capes) e do governo canadense.
Sua área de atuação está voltada para formação de professores, avaliação educacional, ensino-aprendizagem e metodologia da pesquisa. Ostenta dois prêmios na Ordem de Mérito Educativo, outorgados pelo Ministério da Educação nas ordens de comendador e de cavaleiro. Possui o diploma de mérito pela Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Anpae) e pesquisadora de mérito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
É detentora de farta publicação científica. São dez livros e 43 publicações de capítulos, de acordo com informações disponibilizadas na Plataforma Lattes. São dezenas de publicações e apresentações de trabalhos científicos no Brasil e no exterior; idem sobre avaliações de dissertações e teses. Aposentada, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP.
Exerceu o cargo de superintendente de educação e pesquisa na Fundação Carlos Chagas. Foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de outros organismos nacionais e internacionais. Atualmente, colabora com a Fundação Carlos Chagas, como coordenadora da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional.
Eleita vice-presidente da Academia Paulista de Educação, onde ocupa uma das 40 cadeiras, atua juntamente com o presidente Nathanael Pereira de Souza, secretários José Augusto Dias e Flávio Fava de Moraes, tesoureiros Myrtes Alonso e Nacim Walter Chieco e bibliotecário Reinaldo Polito. Coordenou a pesquisa “Professores do Brasil: impasses e desafios” sob a chancela da Unesco e organização de publicação em 2009 juntamente com a pesquisadora Elba Siqueira de Sá Barreto.
O estudo esteve voltado em apresentar as condições de trabalho do professor, a formação inicial e continuada, a carreira e a remuneração; com o objetivo de examinar aspectos ligados à formação e à profissão junto ao ensino básico brasileiro, questões críticas no cenário das políticas contemporâneas, especialmente relacionadas ao grande desafio da melhoria da qualidade da educação para todos.
Em nome dos organizadores do Enepe, o convite à conferencista foi feito pela Dra. Alba Regina Azevedo Arana, diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), a faculdade que deu origem à Unoeste. “São excelentes as referências que temos da pesquisadora Bernardete Gatti, particularmente sobre o ensino no Brasil. Nós [Unoeste] estamos felizes pelo aceite do convite neste ano, sendo que no ano passado ela não pôde, devido à 36ª Reunião Nacional da Anped [Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação]”, diz Alba.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste