CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem realiza projeto de capacitação

Agentes comunitários aprenderam que procedimentos devem tomar em situações de emergência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Natália Maiolini Enfermagem realiza projeto de capacitação
Massagem cardíaca foi um dos procedimentos realizados
Foto: Natália Maiolini Enfermagem realiza projeto de capacitação
Professora auxiliou agentes na prática dos atendimentos de emergência
Foto: Natália Maiolini Enfermagem realiza projeto de capacitação
Projeto piloto reuniu alunos e agentes comunitários de saúde


Na manhã desta segunda-feira (26), no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) da Unoeste, o curso de Enfermagem da instituição promoveu uma capacitação voltada aos agentes comunitários de saúde de Presidente Prudente, contando com a participação de alunos dos 4º e 7º termos da graduação. A iniciativa foi orientada pela professora da disciplina urgência/emergência, Ana Paula Brambilo.
 
A ideia para a realização do projeto foi dos estudantes que fazem atividades práticas na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Regina. “Avaliando a saúde do trabalhador, percebemos a necessidade dos agentes fazerem esse curso, devido ao contato diário que eles têm com os pacientes”, conta Mayara Fernanda, do quarto termo.
 
De acordo com a professora, as pessoas que atuam nesse setor precisam saber sobre o suporte básico de vida, pois durante o trabalho podem se deparar com situações de emergência. “Em algum momento eles serão expostos a uma vítima ou paciente em uma situação muito grave e precisam saber o que fazer”, destaca.
 
O curso foi dividido em duas partes. Inicialmente houve a teoria, onde Ana Paula apresentou os procedimentos que devem ser realizados em determinadas situações e posteriormente a prática, com a simulação de alguns desses casos de emergência em bonecos e o atendimento necessário, como a desobstrução das vias aéreas e massagem cardíaca.
 
A professora revela que o fato dos alunos do quarto termo perceberem essa necessidade, mostrou uma reflexão deles em relação ao trabalho prestado, o que é muito importante. Já para os alunos do sétimo termo que a ajudaram na aplicação do curso, houve a possibilidade de ensinar o que já aprenderam para outras pessoas. Entre eles, estava Jacqueline Ferreira Pagnose, que considera a experiência muito gratificante “Poder passar um pouco do nosso conhecimento e ver que conseguimos ajudar a salvar futuramente uma vida é muito bom”.
 
Segundo a docente responsável pela atividade, o resultado foi positivo. Todos participaram na parte teórica, relatando suas experiências e vivências na área e também na prática, mostrando o que aprenderam nos bonecos do laboratório. Essa ação serviu como projeto piloto e agora terá seu resultado avaliado. Posteriormente será estudada a possibilidade de ampliar esse modelo de capacitação, para atender mais agentes comunitários da saúde, utilizando os recursos da universidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem