Ensino a distância Unoeste implanta polos em três Estados
Projeto de expansão alcançará outras regiões brasileiras e meta é chegar a 40 polos no prazo de 1 ano

O programa de expansão de polos de apoio presencial do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste tem meta de alcançar 40 em um ano, a contar deste mês de maio. O objetivo é chegar a várias regiões brasileiras. Num primeiro momento já são dez instalados em cidades localizadas em três Estados: São Paulo, Paraná e Goiás. O anúncio é feito pelo coordenador administrativo Marcelo Vinicius Creres Rosa, juntamente com os gestores comerciais Anilton Guerino e João Pini, respectivamente sediados em Presidente Prudente e São José do Rio Preto.
Todos de âmbito regional, os polos paulistas estão em Araçatuba, Franca, São José do Rio Preto, Santo Antônio do Aracanguá, Mirassol, Regente Feijó e Dracena; os paranaenses em Arapongas e Rolândia; e o goiano em Caldas Novas. São polos recém-instalados e em plena atividade com as ofertas de oito cursos de pós-graduação lato sensu (em nível de especialização), quatro de extensão e um de aperfeiçoamento. Todos recebendo inscrições.
Nas especializações, a de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem é ofertada com prazos diferentes, sendo o de sete meses para quem tem urgência e disponibilidade para fazer em menos tempo. As outras são MBA em Gestão Ambiental e Empresarial; MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento; MBA em Gestão de Marketing; Mídias Digitais Interativas; Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem; e Psicopedagogia Institucional.
Os cursos de extensão são: Como Avaliar no Ambiente Virtual; Como fazer Apresentação em Público; Games para Internet e Reforma Ortográfica. O de aperfeiçoamento é Tutoria em EAD. Creres Rosa e Guerino explicam que os polos são braços do Nead/Unoeste, nos quais os alunos recebem atendimento local no desenvolvimento de aulas, nas avaliações e nas defesas públicas das monografias produzidas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Comentam que o Nead está empenhado em oferecer educação flexível, ágil e de qualidade, com a Unoeste prestando sua contribuição na democratização do ensino por meio de acessos a cursos na modalidade a distância. “Atualmente são 13 cursos. Porém, os cursos também estão em processo de expansão. A produção de conteúdo é feita com equipe própria, altamente qualificada. A condução é feita por tutores que são mestres e especialistas, com experiência e formação específica para atuar na sua área”, afirma Creres Rosa.
“Os tutores fazem a diferença. São eles que incentivam e apresentam os conteúdos pedagógicos aos alunos. Também estabelecem uma relação próxima, deixando os alunos à vontade”, comenta. Outro fato importante é que a universidade possui Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio e totalmente integrado para atender todas as necessidades dos alunos a distância, que é o Aprender Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste