CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo sobre semente é conduzido por renomados pesquisadores

Evento sediado no interior paulista recebe comitiva de professores e alunos de pós-graduação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo sobre semente é conduzido por renomados pesquisadores
Comitiva da Unoeste no evento internacional, em Botucatu (SP)


Em razão das pesquisas realizadas na área de semente, a Unoeste tem se posicionado bem na comunidade científica brasileira e mantido relações internacionais. Nesse contexto é que os professores da graduação e pós-graduação em Agronomia, Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio, receberam convite para participar de estudos internacionais. Na semana passada, estiveram em comitiva na Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP).

Participaram do Curso Internacional de Semente: Fisiologia e Qualidade de Sementes, com as presenças de renomados especialistas dessa área: os pesquisadores Henk  Hilhorst, da Universidade de Wageningen, na Holanda; Peter Toorop, do Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra; e Julia Buitink e Olivier Leprince, ambos do Instituto de Horticultura e Sementes, em Angers, na França. O estudo esteve voltado para alunos de graduação e pós, pesquisadores e profissionais da indústria de sementes.

Houve apresentação e discussão das inovações da área de fisiologia e biologia molecular voltada à pesquisa e na determinação da qualidade de sementes. O curso foi desenvolvido no Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lajeado. A organização coube ao Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal, por intermédio dos professores doutores Edvaldo Aparecido Amaral da Silva e Cláudio Cavariani.

Fizeram parte do conteúdo questões como desenvolvimento de sementes (embriogênese, maturação e aquisição da qualidade), tolerância à dessecação, biofísica da água no estado seco, fisiologia do armazenamento, uso da equação da viabilidade no armazenamento, conservação e biodiversidade, germinação, mecanismo e regulação da germinação, dormência, priming e qualidade, reindução da tolerância à dessecação em sementes germinadas, genética e qualidade, uso de marcadores para avaliar a qualidade, interferência do ambiente na qualidade e a importância do tegumento na qualidade.

Os doutores Machado Neto e Ceci lideraram a comitiva da Unoeste, que contou com a pós-doutoranda Fabiana Lima Abrantes, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, que oferece mestrado e doutorado, e os alunos doutorandos Silvério Takao Hosomi (também coordenadora da graduação em Ciências Biológicas da Unoeste) e Saulo José Melchior, os mestrandos Leandro Haruo Sawamura, Jéssica Fontes Fileti, Mariane Hengling e Luciana Midori Takamori, e a aluna de pós lato sensu, Daniela Cristina de Oliveira Barreto.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem